Todos os comissionados serão exonerados em 30 de novembro

 

Elizeu Matos teria confessado a seus correligionários que se faltasse mais tempo para concluir a gestão, não iria renunciar. Mas, considera que o mandato já está findado. "Na prefeitura o Toni pode me substutir, mas aqui em casa ninguém pode me substituir", teria dito.

Na prefeitura não há mais muito o que fazer.

Tanto que, há informação de que, pelo cronograma estabelecido, no dia 30 de novembro haverá a exoneração de todos os contratados. Com isso a prefeitura terá saldo para pagar as folhas restantes. Tudo já estaria acertado e determinado. Pois a prefeitura não está mesmo mais tocando obras, a não ser aquelas com recursos federais. 

Jorginho comemora sanção do Simples

O presidente Michel Temer sancionou o aperfeiçoamento do programa Super Simples, na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, beneficiando 270 mil pequenos negócios em Santa Catarina.
SimplesSan____o_BetoBarata_PresidenciaRepublica.jpg
 
Quem liderou a aprovação do projeto no Congresso Nacional foi o deputado catarinense Jorginho Mello (PR), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. 
 
A atualização da lei eleva o faturamento dos pequenos negócios para R$ 4,8 milhões, o parcelamento de dívidas para 120 meses, diminui alíquotas de tributação e inclui novos serviços, como bebidas artesanais, médicos, dentistas, advogados, representantes comerciais, fisioterapeutas e nutricionistas.
 
Foto: Rafael Wiethorn
 

Este ano não haverá Jogos Abertos em SC

A Fesporte comunicou hoje (27) que foram cancelados os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), edição 2016.

A decisão foi tomada após o município de Tubarão desistir de sediar os Jasc em razão dos estragos causados pelo temporal que atingiu a região Sul, no dia 16 de outubro. Muitos dos ginásios que seriam utilizados nas competições e as locais  que serviriam de alojamento para os atletas sofreram danos.

Nos últimos dias, a Fesporte contatou diversos municípios para evitar o cancelamento dos Jasc mas as prefeituras não manifestaram interesse em receber a competição. O motivo é a falta de tempo hábil para viabilizar a infraestrutura necessária para contemplar todas as modalidades esportivas.

O Governo do Estado considera os Jasc – disputa que reúne mais de 1,5 mil jovens atletas catarinenses – como a mais importante competição esportiva de Santa Catarina e trabalha, a partir de agora, para garantir o retorno desta importante atividade esportiva e tradicional de nosso estado em 2017.

 

Animais resgatados da casa incendiada vão ser castrados e vacinados

unnamed_14.jpg

Mimi Saito está informando que nenhuma ONG de Lages está auxiliando no atendimento dos cerca de 30 animais resgatados da moradia que foi consumida pelo fogo do Morro Grande, semana passada.

Os animais estão sob a tutela da SOS Bicho Urbano, de Blumenau, tendo o apoio local de Adriana Legging e a própria Mimi Saito.

CAES.jpg

Mimi também está informando que apenas as informações contidas na página oficial são confiáveis. Isso porque há pessoas dizendo que estão de posse dos animais e pedindo doações nas clínicas e lojas.

Os animais estão ainda no Centro de Zoomose e na segunda-feira começarão a ser castrados. Após a castração os 30 animais deverão seguir para lares temporários de 60 a 90 dias para receberem vacinação. Só depois seguirão para lares definitivos.

 

Prefeitos eleitos foram convidados a conhecer a estrutura da Amures

AmuresPrefeitos1.jpg

A Amures reuniu hoje (27) os prefeitos eleitos e reeleitos da Serra para conhecerem a estrutura da  associação e  foram recepcionados pelo presidente da entidade, prefeito de Rio Rufino Ademar de Bona Sartor.

AmuresPrefeitos3.jpg

“É importante que os novos prefeitos saibam que a Amures pode os ajudar em áreas como engenharia, assessoria jurídica, comunicação, assistência social, turismo, movimento econômico, cadastramento de convênios e até orientar os portais de transparência. É uma equipe técnica altamente qualificada que opera sem custos aos municípios”, explicou Ademar Sartor.

 

AmuresPrefeitos.jpg

O prefeito eleito de Lages, Antônio Ceron falou em nome dos eleitos  disse esperar que a população de todos os municípios seja recompensada no final de quatro anos, com uma melhor qualidade de vida.

AmuresPrefeitos2.jpg

O próximo encontro dos novos prefeitos será em Brasília, de 7 a 9 de novembro no Seminário Novos Gestores, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O evento é organizado e custeado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.

Foto: Oneris Lopes 

Mais da metade das propriedades rurais estão irregulares

Incra.jpg

O encontro, realizado na prefeitura de Palmeira, teve a participação do secretário executivo Regional, João Alberto Duarte; do diretor da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Hilário Gottselig; do gerente regional da Epagri, Olmar Newald; do prefeito de Palmeira, José Valdori Hemkemaier; do prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier; e dos representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Lages, Otacílio Costa e Palmeira. Objetivo foi discutir a regularização fundiária das propriedades rurais.

 

ponto.jpgOs municípios de Otacílio Costa e Palmeira estão entre os mais avançados no processo de regularização fundiária executado pelo Governo de SC.  

ponto.jpgMais da metade das propriedades rurais da região tem irregularidades, a grande maioria relacionada a partilhas, condomínios e contratos de compra e venda não regularizados. 

 

ponto.jpg“Em Campo Belo do Sul, por exemplo, foi identificado o caso de uma propriedade que já está com a sexta geração da mesma família e até hoje nunca foi regularizada”, comenta o diretor Hilário Gottselig.

 

ponto.jpgEm todo o Estado, existem aproximadamente 30 mil propriedades que devem ser regularizadas. A Serra tem a maior demanda, mas ainda assim, só neste ano o programa do Governo já contemplou 1.750 propriedades na região. Destas, 452 estão em Otacílio Costa, 247 em Palmeira, 90 em Cerro Negro e 48 em Campo Belo do Sul.

 

ponto.jpgEm novembro, um grande evento deve ser realizado em Otacílio Costa com a presença do governador Raimundo Colombo para entregar a todos estes produtores as pastas com os documentos que irão melhorar as suas vidas.

Foto e informações: Pablo Gomes

 

Toni disse que quer manter a equipe motivada

Primeiro.jpg

 “Elizeu Mattos sempre foi um idealista e entusiasta e trabalhou para que as coisas acontecessem da melhor maneira possível. Infelizmente passou por vários problemas pessoais que se agravaram com a perda da esposa e mãe de seus filhos (Cristiane Garcez). Por isso tem todos os motivos para pedir o afastamento”, afirmou o agora prefeito, Toni Duarte, logo após a comunicação da renúncia de Eluzeu Mattos.]

 

O prefeito Toni ressalta o sentimento de gratidão de Elizeu por todas as pessoas que acreditaram nele e o apoiaram até o fim, deixando um legado para o município com a realização de inúmeras obras, entre iniciadas e concluídas.

“Sabemos que a atitude de renunciar ao cargo foi tomada pensando no bem maior, que é sua família. Agradeço a ele termos sido parceiros nesta jornada”, ressalta.

Com aproximadamente 60 dias para o término da atual gestão, Toni buscará o equilíbrio das contas do município para que o impacto seja o menor possível na futura administração. O prefeito tem convicção de que a equipe entregará a administração bem melhor do que recebeu em 2013. “Por ser o último ano de mandato, a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe algumas regras que precisam ser obedecidas em relação aos gastos públicos”, frisa.

Amanhã, sexta-feira, é ponto falcultativo. Na segunda-feira, Toni deve realizar a primeira reunão do colegiado sob sua gestão.

 “Apesar de ser fim de governo, queremos manter uma equipe motivada a trabalhar, porque acima de tudo temos uma cidade para administrar”, alerta. Sobre o processo de transição, Toni afirma que os relatórios de todas as

secretarias serão apresentados ao próximo prefeito e a reunião será focada em preparar um ambiente de transição transparente para que seu sucessor, Antônio Ceron, tenha livre acesso e possa planejar e executar as ações a partir janeiro de 2017.

“Temos muito que nos orgulhar pelos feitos desta administração e nestes últimos dois meses trabalharemos para concluir com excelência nossa gestão”, finaliza.

Foto: Sandro Scheuermann

“Não renunciei Lages”, disse Elizeu

 

"Não renunciei Lages, renunciei a prefeitura",

disse o ex-prefeito Elizeu Mattos, após encaminhar sua carta renúncia à Câmara de Vereadores.

Observou que não vai deixar Lages, vai continuar morando aqui e também continuará ajudando o Toni, especialmente na questão do Natal Felicidade, já que está fazendo os contatos para viabilizar os recursos.

 

O futuro político não é a primeira coisa em sua vida e talvez nem a segunda ou terceira, disse Elizeu. 

 

Prefeito Toni disse que vai discutir o reajuste com o presidente da Câmara

Duas perguntas ao agora prefeito, Toni Duarte, quando recebeu a comunicação da renúncia do prefeito Elizeu Mattos.

A primeira, diz respeito aos boatos de que ele também renunciaria ao cargo.

“Essa conversa ainda está no corredor. Não chegou ao meu gabinete”, disse Toni.

A segunda, diz respeito a sanção do projeto de reajuste de 11,28% dos vencimentos dos vereadores.

Toni disse que recebeu o projeto e ligou para o presidente da Câmara, Thiago Oliveira e, na segunda-feira, eles terão uma conversa para buscar um encaminhamento para que não onere tanto a Câmara. “Mas, temos de ser coerente porque se for discutir a legalidade, ele é legal. O que se discute é o gasto que isso provoca, por isso temos de encontrar um caminho”.