Efluentes são lançados em riacho no Santa Clara

 

A Polícia Militar Ambiental (PMA), de Lages, foi até o presídio masculino, no bairro Santa Clara, na manhã de hoje, para averiguar o lançamento ilegal de efluentes em cursos de água.
 
DSC00108.JPG
 
Ao chegar no local, os policiais se depararam com um caminhão da Semasa, que fazia o quinto transbordo de efluentes no local onde uma fossa estourou. Há que se esclarecer que a Semasa estava pretando um socorro ao fazer essa limpeza no local. O conteúdo da fossa  foi transportado para a estação de tratamento do Caça e Tiro.
 
DSC00125.JPG
Vários cursos de água próximos do local, podem ter sido infectados. A PMA coletou amostras da água que foram encaminhadas para laboratório. Os cursos de água não ligam diretamente a algum rio, como são nascentes, a água que pode estar contaminada ou não, cai através de absorção da terra, no aquífero guarani.
 
DSC00166.JPG
 
Foi lavrado boletim de ocorrência determinando que dentro de 48 horas o local deve estar totalmente limpo. Além disso, foi instaurado um procedimento administrativo e criminal. O valor da multa será determinado depois que o resultado das amostras enviadas ao laboratório ficar pronto.
 
Em razão do tipo de terreno (banhado), não foi possível percorrer todo o caminho até os cursos de água, sendo deslocado até onde foi possível. Cada ponto foi fotografado e marcado com o GPS.

Deixe um comentário