Na sexta-feira foi feita a mudança da Samt para uma casa na rua Quintino Bocaiúva. Na casa em que foi instalado o QG de Elizeu Mattos, na campanha de 2010.
A transferência se deve ao fato de que as instalações da sociedade estão sendo devolvidas ao patrimônio público. Segundo o secretário Amarildo Farias a Samt é mantida com o dinheiro do Fundo Social e praticamente engoliu a secretaria a quem caberia gerir esses recursos.
Por exemplo, a Bolsa Família tem de ser administrada pela prefeitura, por exigência legal, e não pela ONG.
Como ONG a Samt tem a incumbência de tocar os abrigos e os cursos profissionalizantes. Não havendo necessidade de ocupar toda aquela estrutura que dispunha até então.
Os cursos também vão passar por algumas alterações, pois essa é a maior razão da existência da Sociedade de Apoio ao Menor Trabalhador. O de marcenaria, por exemplo, se ocupa hoje apenas em atender as necessidades da prefeitura, não tendo nenhum aluno.
A padaria é um dos poucos que continua profissionalizando. Supre toda a necessidade dos abrigos e demais instituições produzindo 60 mil pães por mês.
Há uma razão para que aos poucos a Samt abarcasse todas as ações da secretaria da Assistência Social. Através dela era possível fazer contratações com mais facilidade, tanto que só ali havia mais de 300 funcionários; poder efetuar as compras sem precisar passar por licitações, etc…
Marli Nacif reage a informação…
enviando essa nota:
Lamento os comentários errôneos, ou a má intenção nas informações postadas em sua coluna do Jornal CL pagina 6 de 22/04/2013.
Vamos aos fatos:
- A SAMT, foi fundada no governo de Paulo Duarte com a finalidade de atender principalmente os jovens, bem como, suas famílias.
Com o tempo, surgiram mudanças, como a LOAS, ECA, e a SAMT para bem atender, também se adequou.
O imóvel desde o início é de propriedade da SAMT, com escritura e tudo o que tem de direito legal.
Ainda que não fosse, a transferência da mesma, teria que ser decidida através de “Assembléia Geral”, uma vez que desde a época da fundação ela mantém os sócios.