Publiquei no CL

 

 

 

Concurso nacional vai definir projeto

de restauração do mercado público

 

A questão da reforma do Mercado Público Municipal voltou à tona na Câmara de Vereadores, depois de quatro anos desde quando os vereadores chamaram atenção para a necessidade de reforma, já que o telhado estava em vias de desabar. Pois foi trocado o telhado e tinha iniciado a reforma interna, com a demolição de algumas divisórias, quando o Ministério Público embargou a obra entendendo que o projeto descaracterizaria o prédio histórico. Mas consta que, apesar de constar na lei orgânica como prédio tombado, isso nunca chegou a acontecer, porque somente a Fundação Catarinense de Cultura tem essa competência.

O secretário de Planejamento, Jorge Raineski já realizou várias reuniões com o MP, Fundação Cultural, secretária da Agricultura e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e concluiu-se que o melhor é suspender o projeto existente, “pois não adianta colocar dinheiro bom em projeto ruim”, diz Jorge.

E explica: hoje já não se faz esse tipo de preservação histórica sem “um programa de necessidade”. Isso é: não se pode restaurar o prédio pensando apenas em sua função de mercado, que é coisa do passado, “Se é um espaço histórico é preciso resgatar como referência histórica, cultural e turística, com foco nos valores regionais.

 

 

Onde estarão nosso artesanato, os artigos de couro, vinhos regional, o frescal e a truta defumada entre outros, cita Jorge. Dentro do conceito do mercado público de Florianópolis, Blumenau e de outras cidades. Há também a se considerar que a obra do Banco de Alimentos ocupou 30% do espaço do mercado, e na verdade trata-se de uma indústria, mas que agora já não dá mais para alterar.

O prefeito Elizeu Mattos solicitou ao secretário do Planejamento a execução de um concurso do qual poderão participar engenheiros e arquitetos de todo o pais visando encontrar uma proposta adequada não só de restauração com uma linguagem histórica capaz também de ampliar suas funções. Dentro do novo conceito retrofit que é o processo de modernização de equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. O vereador Marcius Machado entrou com pedido na Câmara para saber sobre a previsão da retomada das obras do mercado. Creio que é a oportunidade de se discutir essa proposta que está sendo elaborada pelo executivo.

Deixe um comentário