Neste ano são 63 cargos em disputa e há novidade na votação: o monitoramento do mesário

Nestas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) novamente vai disponibilizar aplicativo pelo qual o eleitor pode encaminhar denúncias sobre propagandas de rua. “Temos no site [do TRE] o Manual de Propaganda Eleitoral e uma cartilha, produzidos pela Corregedoria, para deixar as normas sobre o assunto, com muitos detalhes, para acesso dos partidos e coligações, da imprensa e do público em geral”, destacou o diretor geral.

O diretor geral do TRE, Gonsalo Augustinho Ribeiro, revelou que neste ano são 63 cargos em disputa: 16 para deputado federal, 40 para deputado estadual, senador e seus dois suplentes, governador e vice e presidente e vice. A ordem de votação vai ser deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Uma novidade, conforme o diretor, será o monitor do mesário, que vai saber se o eleitor está ou não seguindo esta sequência. “Na urna, o eleitor terá a informação da sua cédula. O mesário terá um microterminal, que ficará a uma distância de cinco a seis metros, e saberá em qual cargo o eleitor está votando, sem saber o nome ou número do candidato e partido. Ele poderá auxiliar a distância caso a pessoa, por exemplo, alegar que não aparece a foto de quem ela votou. O mesário dirá qual cargo está sendo votado e, se for necessário, orientar o eleitor a reiniciar o processo, apertando a tecla “corrige” antes de recomeçar”.

1 comentário em “Neste ano são 63 cargos em disputa e há novidade na votação: o monitoramento do mesário”

  1. O maior crescimento político que tenho noticia, se refere a um drogado que pulou de “executivo de cocaina” para gestor de “desenvolvimento”.

    Responder

Deixe um comentário