Sobre o aeroporto de Correia Pinto

O aeroporto regional possui todas as homologações, fato que está operando de forma inédita na região um voo diário com uma das mais modernas e seguras aeronaves (a jato). Esta aeronave é operada por uma das mais respeitadas e seguras empresas aéreas do mundo, tendo conhecimento irrestrito das particularidades operacionais dos aeroportos em que atua.

Por meio de uma análise operacional (que deve ser constante quando tratamos de um meio de transporte que é considerado um dos mais seguros), observou-se a necessidade de implantação de medida mitigadora pela gestão aeroportuária até a aferição do sistema PAPI secundário junto a cabeceira 27. A medida que foi publicada prevê critérios especiais, respaldados na legislação vigente, quando da utilização da cabeceira leste do aeroporto regional, exclusivamente para aproximações.

Tal medida será imediatamente abolida assim que o equipamento (que já está instalado e inspecionado) esteja devidamente aferido pelo DECEA. Até lá a medida vai permanecer!

A medida especial, decorrente da análise operacional leva em consideração diversos fatores técnicos, não restringe todos os tipos de aeronaves e operações e tão pouco afeta a cabeceira predominante. Ambas as cabeceiras possuem procedimentos para operação por instrumentos e podem operar em período diurno ou noturno.

A valorização do aeroporto regional como um fator ímpar para o desenvolvimento socioeconômico da Serra Catarinense, aguardado por mais de 20 anos, nao pode ser renegado pela propagação de informações tendenciosas.

Voos são ocasionalmente alternados e(ou) cancelados no mundo todo em função de condições meteorológicas adversas ou qualquer outro fator que possa colocar em riscos a atividade. Tal fato deve ser valorizado, pois remete a atenção voltada a negação de uma operação negligente ou imprudente.

Dias 16, 17 e 18 de maio os estados do Sul registraram vários alternados/cancelamentos, incluindo Florianópolis (sim, o Internacional) e Chapecó em função das condições meteorológicas.
No dia 18 o voo AD2728 não pousou em Correia Pinto, alternou para Florianópolis mas não pousou lá também devido a condição meteorológica daquele momento, rumando a Campinas, efeito oriundo do ciclone que atingiu a região sul do País. Dia 19, uma falha no sistema de radar em São Paulo afetou uma infinidade de voos a nível nacional, incluindo o voo destinado a Serra.

É comum; a imprensa tende a associar tal assunto exclusivamente em torno do desconforto gerado aos usuários e isso é inegável, gera transtornos sim! Mas o atraso de algumas horas ou um trajeto diferente até o destino podem ser contornados e os custos diretos são arcados pelo operador aéreo. Pergunto: E um acidente? Conseguimos reparar?

Por isso, a segurança estará sempre à frente, independente das críticas de quem quer que seja!

Forte abraço!

George Picinato

Gerente de Infraestrutura Aeroviária na GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

19 comentários em “Sobre o aeroporto de Correia Pinto”

  1. Quem é George Picinato afinal?

    É o Estado de SC falando, um servidor concursado?

    É o governo, comissionado de algum partido e nomeado pelo governador?

    É profissional escolhido por seus méritos, mas ainda assim, comissionado e temporário? Fala em nome de quem?

    Quem paga a conta? Quanto é o valor dessa conta que o povo paga?

    Quem é INFRACEA, e quem são seus donos? Quanto ela recebe, e de quem? Ela paga alguma conta ou prejuízo?

    Ou é um cara sério tentando fazer seu trabalho ou é mais um cara de pau mentindo na cara dura como quase todos!

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  2. Não é bem assim, cabeceira da BR 116 não está homologada. Inauguraram o aeroporto pela metade. O ideial seria falar de quando vai estar liberada a cabeceira leste.

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    • Prezado Eduardo,

      A BR 116 é uma rodovia, não tem cabeceira, salvo de ponte! Rss…

      Entendi que está citando sobre a cabeceira 27 do aeroporto regional. Se for este o caso, ressalto que “homologacão” é concedida ao aeroporto, e ele está devidamente homologado, isso inclui ambas as cabeceiras que ele possui, por isso, em virtude do voo que está operando atualmente o aeroporto foi inaugurado! Foi lindo o pouso do Embraer pela primeira vez na Serra! Uma grande conquista pra região! A ocupação dos voos está em alta! Já comprou a sua passagem?

      Em se tratando da medida especial para operação de aproximação para cabeceira 27, o processo está tramitando junto aos órgãos competentes, estamos todos acompanhando de perto, muito em breve a medida será “baixada” definitivamente.

      Conte conosco!

      Forte abraço!

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    • Prezado,

      E na idade atual damos equipamentos equivalentes a muitas lâmpadas, caríssimas, e eles parecem continuar alegando que estão quebradas.

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  3. Picinato, já voei várias vezes no voo lages tanto para Campinas como Curitiba, e já voei no voo de Correia Pinto e agora em junho já tenho novo vôo marcado.

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  4. Conheço o George, profissional da mais alta competência, foi um dos grandes responsáveis pela viabizaçao e homologação do aeroporto de Lages em 2016 para o início da operação dos voos da Azul.

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  5. Tem que resolver de imediato essa questão da cabeceira 27, se não haverá novos cancelamento e as operações de caem de vôo caem em descrédito. Já voei e fico preocupado em comprar novas passagens. Mais trabalho dos responsáveis e menos desculpas.

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  6. O grande problema é que os ventos oeste/sul ocorrem com bastante frequência quando da passagem de frentes frias nesta época do ano. Um exemplo é domingo que a previsão está indicando ventos a favor da cabeceira 9, ou seja, novamente poderemos ter problemas com o pouso. O maior problema disso é que querendo ou não isso gera um pouco de desconfiança na regularidade do voo.

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  7. Aos usuários do Aeroporto Regional Federal de Correia Pinto.
    Fui usuário do transporte aéreo desde da infância. Voltemos aos anos 50. Fui passageiro da TAC, Panair, Varig, Cruzeiro do Sul, empresas que hoje não existem mais, em voos do Rio de Janeiro a Lages e vice versa com escala no Aeroporto Correia Pinto Lages ( onde hoje é a Uniplac). Voltei a usar este meio de transporte quando foi inaugurado o novo Aeroporto Correia Pinto Lages (BR 282), onde empresas como a TAM, Pantanal e Rio Sul prestaram serviços. Além de voos nacionais também usufrui dos voos internacionais.
    Não há aeroporto no Brasil e exterior que não sofra cancelamento ou atrasos por condições meteorológicas desfavoráveis. Assim, acho desnecessária esta discussão pois o resultado será nulo. Aconselho aos usuários deste meio de transporte que programem a sua viagem, pois assumir um compromisso no dia do embarque está sujeito a perder a participação no compromisso.

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    • Beto,

      Comentar aqui não exige qualificação, afinal acho que ninguém perguntou a sua antes de publicar este comentário indagando minha qualificação. Se a proprietária do blog publicou meu comentário no blog, seria de bom grado ela responder o motivo.

      Grande abraço!

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      • Sr. George,
        Para fazer uma pergunta, cujo objetivo é de esclarecimentos, certamente não preciso me qualificar. Agora, para fazer comentários técnicos sobre um assunto técnico, certamente, necessita da qualificação de quem os fez. Pela suas respostas aos comentários aqui feitos, deixa claro sua intenção, e também a intenção da blogueira, em omitir sua qualificação. Por que será? Quais os reais objetivos, seus e da blogueira?

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          • OK. agora, tardiamente, está qualificado o autor do texto. Quando da publicação original, não estava (faltou essa parte na sua resposta). Tornando pública a qualificação do autor do texto, esclarece-se as dúvidas.

  8. Cada vez se enrolando mais, e agora demonstra receio de mostrar a função pública que diz exercer…. pena Lages nao ter autoridades atuantes. Se bem que o Elizeu Matos comentou, talvez isso as motive a investigar com afinco.

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  9. Encontrei casualmente este blog, ainda que tardiamente. Conhecendo o autor do texto principal, parabenizo-o, principalmente, pela elegância com que lidou com tantos impropérios. Sinto muito, mas alguns leigos distraídos de plantão, tinham de pagar até pra pensar, quanto mais para fazer questionamentos em público. Saravah!

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