Governador vai licitar projetos para implantação de ferrovia de Chapecó a Correia Pinto

O governador Carlos Moisés autorizou o lançamento de dois editais de licitação para projetos que criam novas ferrovias em Santa Catarina. Trata-se do Corredor Ferroviário Catarinense, que ligará Chapecó a Correia Pinto e terá 319 quilômetros de extensão, e a nova Ferrovia Interportos, entre Itajaí e Araquari, com 72 quilômetros de comprimento.

Apenas nos projetos, o Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 40 milhões. A assinatura ocorreu durante o encontro dos governadores do Codesul na manhã desta segunda-feira, 21, em Chapecó 

“Esses são projetos para o longo prazo. Precisamos pensar a infraestrutura da Santa Catarina do futuro. O custo do transporte ferroviário é até 20% menor”, destaca o governador Carlos Moisés.

Segundo o planejamento estratégico para o ano de 2035, Santa Catarina contará com 2,1 mil quilômetros de ferrovias em operação, o que inclui a construção de novos ramais, a recuperação de trechos e a manutenção dos traçados já existentes.

 

E possível escoar produção até Correia Pinto? Teria depois de rumar ao Sul ou ao Norte a partir de Lages, pelo Tronco Principal Sul, mas chegaria até um porto marítimo? Tem feição de lorota de ano eleitoral, de gasto discutível projetar por projetar. Aliás, quantos estudos já fizeram para a irritante Ferrovia do Frango por 50 anos projetada e reprojetada, que se não é a mesma da manchete, certamente tem a mesma finalidade. Se realmente querem algo viável e concreto, pois suspeito ser oportunidade de imitar e fazer também grau, em tempos de Ministro Tarcísio aumentando a malha em todo lugar em parceria com iniciativa privada, não haveria licitação alguma, pois a Engenharia do Exército só precisa é da verba pública para executar o que esta projetado há décadas. Sequer mencionar o EB participando da escolha das prioridades estratégicas em termos de logística, mobilização de recursos de defesa etc, já começa mal.

Fernando Cordiolli

Juiz aposentado

4 comentários em “Governador vai licitar projetos para implantação de ferrovia de Chapecó a Correia Pinto”

  1. Olha, não nutro simpatias pelo governador, mas devo dizer que a ampliação da malha ferroviária é uma necessidade estratégica nacional que pecamos muito ao longo de décadas em relegar ao segundo plano.

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  2. E possível escoar produção até Correia Pinto? Teria depois de rumar ao Sul ou ao Norte a partir de Lages, pelo Tronco Principal Sul, mas chegaria até um porto marítimo? Tem feição de lorota de ano eleitoral, de gasto discutível projetar por projetar. Aliás, quantos estudos já fizeram para a irritante Ferrovia do Frango por 50 anos projetada e reprojetada, que se não é a mesma da manchete, certamente tem a mesma finalidade. Se realmente querem algo viável e concreto, pois suspeito ser oportunidade de imitar e fazer também grau, em tempos de Ministro Tarcísio aumentando a malha em todo lugar em parceria com iniciativa privada, não haveria licitação alguma, pois a Engenharia do Exército só precisa é da verba pública para executar o que esta projetado há décadas. Sequer mencionar o EB participando da escolha das prioridades estratégicas em termos de logística, mobilização de recursos de defesa etc, já começa mal.

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