O número do CPF passa a ser a sua chave única de identidade

A partir de agora todos os documentos de identificação emitidos em Santa Catarina passarão a ter o número do CPF como chave única. Com isso, o dado de RG deixa de ser usado dentro do projeto do Instituto Geral de Perícias (IGP) que prevê chave única para a identificação. SC será o primeiro Estado a colocar o modelo em prática. Segundo o diretor do IGP, Giovanni Eduardo Adriano, as novas cédulas emitidas serão de dois formatos.

No caso das pessoas que forem renovar a identidade, o número do RG constará em tamanho pequeno apenas como forma de comprovação de que a pessoa realmente tinha esse dado anteriormente. Já para as crianças que forem fazer o primeiro documento ou os adultos de outros Estados que buscarem refazer a identidade em SC, a carteira será emitida com o número do CPF.

O projeto pioneiro no Brasil foi lançado oficialmente nesta segunda-feira.

A justificativa do IGP para a mudança, que deve se espalhar para as outras regiões do país, é que atualmente cada pessoa tem um número de RG conforme o seu Estado. A ideia é que o CPF possa unificar os dados e facilitar a identificação.

Deixe um comentário