OAB de SC faz ato de desagravo

A OAB/SC convocou a advocacia para atos virtuais hoje (24/5), às 14h, de desagravo público pelo tratamento recebido pelos advogados Roberta Martins Marinho Vianna Neves e Cristiano Alves Garcia, ofendidos no exercício profissional no último ano. 

A data, 24 de maio, é o Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas da advocacia, instituída em homenagem ao advogado Roberto Caldart, de Palhoça, morto enquanto atendia clientes em um caso de desocupação de imóvel em Palhoça, em 2016. Roberta foi ofendida com palavras de baixo calão pelo desembargador do TRT-SC Ernesto Manzi, durante sessão virtual de julgamento em julho passado. Já Cristiano foi ofendido por conversa entre o  juiz da 1ª Vara da Família da Comarca de Joinville, Gustavo Schwingel, e sua assessora, transcrita e publicada em sentença em abril.

Precisamos demonstrar que a advocacia, voz da cidadania e da democracia, merece respeito”, ressalta o presidente da OAB/SC, Rafael Horn. A preservação das prerrogativas do advogado serve para garantir que ele possa exercer a plena defesa do cidadão que atende, conforme prevê a Constituição.

Deixe um comentário