UBS continuará atendendo só casos de urgência

Como medida preventiva, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde manterá na próxima semana, a suspensão dos atendimentos eletivos (não urgentes) que já estavam agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Importante explicar que as 27 Unidades de Saúde permanecerão abertas das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira para atendimento exclusivo dos casos de urgência e emergência, mediante protocolo de estratificação de risco”, explica a gerente das UBS, Melyssa Palma Nunes.

8 comentários em “UBS continuará atendendo só casos de urgência”

  1. Atendimento de emergência quando o paciente da entrada com ameaça imediata para a vida,ex : Infarto do miocárdio. E urgência seria uma ameaça em um futuro próximo, ex:Torções, asma, mais q não cuidado, pode o paciente correr risco de vida, e estratificação de riscos seria os diferentes graus de riscos de cada pessoa com determinado agravo, aquela tabela de atendimentos q tem nas UBS (atenção primaria) a grosso modo seria isso meu amigo João, não está tendo atendimento agendado não só em Lages como alguns municípios da região tbm, complicado

  2. Seria novamente a grosso modo a estratificação de risco o grau de gravidade, ex : pacientes de grau de baixo, moderado, alto e muito grau de risco, ex:quem atende primeiro?paciente q foi com uma dor no dedo sem causa (baixo risco )e outro paciente com dor no peito e falta de ar(derepende grau moderado) logo este último será atendido primeiro ,atende se primeiro pacientes q chegam um grau de riscos maiores para os menores, blz

  3. Obrigado Paulo pela explicação. Confesso que nao entendo tanta “estratificacao” para se saber se morre já, logo mais, ou aos poucos até amanha. Parece que a resposta é: burocracia e sua novilíngua para justificar nao atendimento pois nao se tem vontade de resolver.

  4. Infelizmente a única coisa que não fazem é o que precisa. FISCALIZAÇÃO. Mais um final de semana de bares lotados. Festa de inauguração de garagem de carro a menos de 300 metros da UPA com muita aglomeração de pessoas. Festas particulares. A situação infelizmente tende a piorar. Falta de conscientização e fiscalização.

  5. Já pensaram se tudo ficasse fechado, só emergência? Estamos entrando num buraco sem saída. Antes das eleições, valia tudo… Daqui uns dias, fecham até o centro de triagem…

Deixe um comentário