Seara do Bem está em obras….

Seara do Bem: Ala de Saúde Mental Infantil será inaugurada até agosto

Antigo pronto atendimento do Seara do Bem está sendo reformado para receber a ala de Saúde Mental Foto: Núbia Garcia

A ala de saúde mental do Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, poderá entrar em funcionamento em agosto deste ano. Desde 2012, a Associação Seara do Bem dispunha de um projeto para criação desta ala, que só se tornará possível por meio de um convênio firmado pelo Ministério Público, em agosto de 2019, envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde e o hospital.

Por este convênio, assinado em agosto do ano passado, o Estado deve repassar à unidade hospitalar pouco mais de R$ 1,7 milhão, que serão destinados para a reforma do local que abrigava o antigo pronto atendimento do hospital (situado nos fundos do prédio).

O local, que estava desativado desde 2011, precisa de reforma porque o prédio é antigo e não atende ao regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre as normas de espaços físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. A ala de saúde mental disponibilizará 10 leitos para internamento de crianças e adolescentes, que necessitem de tratamento para transtornos psiquiátricos, ou que sejam usuários de substâncias psicoativas (como álcool ou drogas).

De acordo com o administrador do Seara do Bem, Eder Alexandre Gonçalves, em outubro do ano passado o Estado repassou cerca de R$ 312 mil referentes ao convênio firmado dois meses antes. O andamento da obra de reforma depende da liberação, por parte do Estado, do restante da verba.

“A segunda parte está em fase de empenho pelo Governo do Estado. Tão logo a gente receba, será possível dar mais celeridade, mas por enquanto, o dinheiro que tem dá pra seguir com a obra”, comenta. Ressaltando que o Ministério Público deu um prazo de 12 meses, a contar da assinatura do convênio, para abertura da ala.

Seara do Bem: Ala de Saúde Mental Infantil será inaugurada até agosto

Deixe um comentário