Câmara de Vargem abre sindicância para apurar o caso do contador/vereador

O vereador Adriano Padilha (MDB), do município de Vargem, vizinho a São José do Cerrito, é alvo de supostas irregularidades. Ele está sendo questionado por acumular dois cargos na Câmara Municipal, o que seria proibido; e por questões envolvendo valores que deveriam ser repassados pela Câmara ao INSS. O parlamentar, que está afastado da Casa por 45 dias, nega qualquer irregularidade.

De acordo com o presidente da Câmara, Roberto Felipe Mendes Spolti (PSB), além de vereador, Adriano é contador concursado da Casa, cargo que ocupa desde 2001. Ele exerce a função de contador durante o dia, atividade esta que não gera incompatibilidade com o horário da sessão legislativa, que acontece todas as quintas-feiras à noite. Ainda assim, Roberto afirma que há dúvidas em relação à legalidade do acúmulo de cargo.

Esta situação foi questionada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, que pediu explicações à Mesa Diretora da Câmara. “Recebemos uma notificação do Tribunal de Contas sobre o acúmulo de cargo, e já mandamos a documentação para o órgão. Há um entendimento de que quem ocupa o cargo de contador da Prefeitura ou da Câmara, não poderia acumular o cargo de vereador”, comenta Roberto, que assumiu a presidência no início deste ano.

Além de prestar esclarecimentos ao Tribunal, Roberto afirma que a Câmara instaurou uma sindicância para apurar os fatos. O procedimento foi aberto durante a sessão legislativa da noite de quarta-feira (12). “Estamos acatando todas as recomendações do Tribunal de Contas e do Ministério Público, e agora vamos apurar os fatos”, acrescenta.

Adriano, como contador da Câmara, também está sendo questionado por assuntos envolvendo o pagamento de dívidas da Câmara junto ao INSS. Conforme Roberto, neste início de ano, o Legislativo não conseguiu emitir as negativas junto ao instituto. “Em conversas internas, o vereador Adriano disse que estava havendo problema no sistema Betha, mas vamos verificar a situação. Na próxima terça-feira (17), vamos até a Receita Federal e ao INSS, em Joaçaba, para verificar essa situação”, conclui Roberto.

Câmara de Vargem diz que vai instaurar duas sindicâncias contra vereador

Deixe um comentário