E…. foi-se o memorial!

Acabou a polêmica: o memorial já foi ao chão nesta manhã de terça-feira.

Pronto, já dá para tirar as fotos da catedral à vontade. Se era o monumento que atrapalhava, já não atrapalha mais…. O que não se faz por uma boa foto.

Este novo monumento terá o custo de R$ 22 mil.

 

Alguém de fora de Lages me perguntou porque estava sendo tirado o monumento. Eu respondi: porque algumas pessoas reclamavam que não podiam tirar foto da catedral.

16 comentários em “E…. foi-se o memorial!”

  1. Seria bom guardar uma pedra deste memorial a idade dele é de 70 anos de história, parece que ficou faltando algo na praça, só em Lages que o povo não gosta de memoriais.

    Responder
  2. Sugestão, colocar novo memorial na parte baixa da praça e com pedestal menor, menos degraus. Senão incorreram no mesmo problema, obstruindo parte da Catedral…

    Responder
  3. Quem conhece a história do Brasil e do Getúlio Vargas, analisados e avaliados os fatos e atos no contexto histórico nacional (Contexto histórico. O que estava acontecendo -o que acontece – em determinada fase ou momento de uma época qualquer. O contexto é a realidade que cerca determinado fenômeno – ou conjuntura internacional de 1922 a 1954: situação, momento, oportunidade, ensejo, encontro de acontecimentos…), sabe que Getúlio se encontra entre os maiores estadistas e presidentes do Brasil (…”foi um divisor de águas, sendo perfeitamente legitimo da história nacional antes e depois de Vargas” – alinhavou para o Brasil uma “idade” nova; “Os julgamentos subjetivos em história não conduzem a nada. São puramente acadêmicos. O que importa são os resultados objetivos. E estes, uma vez mais, com este homem esquivo e fluido, são difíceis de avaliar por um critério único” – Paulo Mendonça. Relator Chefe de História. Biblioteca de História – Grandes personagens de todos os tempos, Editora Três, 1974; Quanto aos “feitos de Getúlio”, pesquise…). Assim, meu caro, independentemente do monumento erigido na praça J.R (Catedral) há lembrança e respeito das “ viúvas” por este grande personagem da história brasileira…O que pedimos é o respeito a nossa história e que não seja a vingança subjetiva capaz de desconstruir uma história e um monumento que nossos antepassados erigiram em 1958, porquanto reconheciam a importância de um homem. Obs.: quanto a justificativa de “atrapaiá a visão da catedrá”, demonstra a visão tacanha de quem não se importa (ou) com a construção de vários edifícios ao entorno da mesma, os quais com suas sombras ocultam a ‘catedral” e aceleram a deterioração dos materiais usados em sua edificação; Portanto, recomendo a leitura sobre os feitos e defeitos de Getúlio Dornelles Vargas e, objetivamente, não avaliando-o em um critério único, tenham amplo conhecimento da história… Pensem por si, não se tornando “uma maria vai com as outras” ou repetindo “fakes” de “papagaios de piratas”. Oxalá, os governantes do país consigam se tornar ‘grandes personagens da história brasileira”…Ps.: que teus filhos lembrem da história (Lageana) e não omitam que várias crianças deslizaram brincando, felizes, na estrutura do monumento a Getúlio. Mais, o ‘idealizador” desenhou o monumento em conjunto com centenas de Lageanos…veio abaixo por decisão unilateral. Saudações! Feliz 2020!

    Responder
  4. Quem conhece a história do Brasil e do Getúlio Vargas, analisados e avaliados os fatos e atos no contexto histórico nacional (Contexto histórico. O que estava acontecendo -o que acontece – em determinada fase ou momento de uma época qualquer. O contexto é a realidade que cerca determinado fenômeno – ou conjuntura internacional de 1922 a 1954: situação, momento, oportunidade, ensejo, encontro de acontecimentos…), sabe que Getúlio se encontra entre os maiores estadistas e presidentes do Brasil (…”foi um divisor de águas, sendo perfeitamente legitimo da história nacional antes e depois de Vargas” – alinhavou para o Brasil uma “idade” nova; “Os julgamentos subjetivos em história não conduzem a nada. São puramente acadêmicos. O que importa são os resultados objetivos. E estes, uma vez mais, com este homem esquivo e fluido, são difíceis de avaliar por um critério único” – Paulo Mendonça. Relator Chefe de História. Biblioteca de História – Grandes personagens de todos os tempos, Editora Três, 1974; Quanto aos “feitos de Getúlio”, pesquise…). Assim, meu caro, independentemente do monumento erigido na praça J.R (Catedral) há lembrança e respeito das “ viúvas” por este grande personagem da história brasileira…O que pedimos é o respeito a nossa história e que não seja a vingança subjetiva capaz de desconstruir uma história e um monumento que nossos antepassados erigiram em 1958, porquanto reconheciam a importância de um homem. Obs.: quanto a justificativa de “atrapaiá a visão da catedrá”, demonstra a visão tacanha de quem não se importa (ou) com a construção de vários edifícios ao entorno da mesma, os quais com suas sombras ocultam a ‘catedral” e aceleram a deterioração dos materiais usados em sua edificação; Portanto, recomendo a leitura sobre os feitos e defeitos de Getúlio Dornelles Vargas e, objetivamente, não avaliando-o em um critério único, tenham amplo conhecimento da história… Pensem por si, não se tornando “uma maria vai com as outras” ou repetindo “fakes” de “papagaios de piratas”. Oxalá, os governantes do país consigam se tornar ‘grandes personagens da história brasileira”…Ps.: que teus filhos lembrem da história (Lageana) e não omitam que várias crianças deslizaram brincando, felizes, na estrutura do monumento a Getúlio. Mais, o ‘idealizador” desenhou o monumento em conjunto com centenas de Lageanos…veio abaixo por decisão unilateral. Saudações! Feliz 2020!

    Responder
  5. Névio e Robson, vcs devem estar brincando né? Dizer que o monumento é mais importante que a catedral? É brincadeira! Nossa catedral é uma das mais belas que existe, já presenciei inúmeros turistas tirando foto APENAS da catedral.

    Responder
  6. Oia Márcio… ter que explicar ironia é f…
    É uma ironia garoto. Relaxa… Lógico que o principal ponto pra ser fotografado da arquitetura de Lages é a Catedral.
    Ninguém nunca se importou com o monumento até hj…

    Responder
  7. Isso nao é só ignorancia cultural. Isso é também fascismo. Na segunda guerra mundial elles faziam igualzinho; além de derrubar monumentos, queimavam livros e a história registrada. Hoje é um dia muito triste para NÓS LAGEANOS. Deveriam erigir na praça, e no mesmo local, um “monumento à ignorancia cultural”. Mas, esperar o que de gentes que, ha poucos dias, aplaudiam extasiados quem construiu um palanque eleitoral para discursos políticos, no exato local onde antes havia uma escola ???

    Responder
  8. Enio, mas é uma homenagem a um ditador… De mais a mais ele vai ganhar um lugar melhor pelo que fiquei sabendo.
    Relaxa vc tbm… Fique um pouco do lado da cidade

    Responder
  9. Vai ser destrinchada a peleia nas urnas. Lageanos votem! punam os fechadores de escolas. A arquitetura Art deco valorizada em todo mundo, vem sendo destruída pela insensatez. Uma falta de sensibilidade peculiar de pessoas amarguradas com o passado, no inconsciente destes, reina o inconformismo com a história. Recalques que são materializados em destruição e substituição. Como que se suas vidas mudassem com as mudanças visuais. Ledo engano, em palaques que adversários políticos subiam para armar traições, em 3 dias, o lageano desmanchou o mal feito. Levantem-se novamente lageanos, nossos ancestrais lutaram no Contestado, na Farroupilha, agora basta-nos apenas votar…

    Responder
  10. Getúlio Vargas. Flertava com o nazismo e com regimes obscuros do período. Ditador! Foi colocado como pai dos pobres! Uma carta de despedida! Duvidosa que mais parece um poema!! Idolatria criada!! Por interesses de grupos políticos. Quanto a praça !! a maioria das pessoas apenas acham um melhor ângulo! Pra tirar uma bela foto da Catedral.!! COM CERTEZA VAI FICAR BEM MELHOR!!

    Responder
  11. Robson, quanta besteira junta tu diz. Tu fica o dia inteiro lá para afirmar que ninguém tira foto do monumento? Você afirmar que esta do lado cidade é irônico, pois apoia tudo que destroí a história da mesma. Flertava com o nazismo, mas a FEB foi criada no governo dele e os nossos pracinhas foram mandados para Europa para combater o nazismo! Segundo o teu raciocínio tosco, ainda falta tirar os canteiros, as árvores e arbustos e as luminárias na frete da Catedral e; mais tarde demolir o edificio Cepar e o outro ao lado da Catedral, pois eles fazem sombra deixando a Catedral mal iluminada para os fotografos toscos, que antes não conseguiam tirar a foto com o monumento que estava no devido lugar.

    Responder

Deixe um comentário