Ligustros serão derrubados e plantadas outras árvores no local

O prefeito Antônio Ceron chamou a imprensa, na manhã desta segunda-feira para mostrar a situação da praça João Costa e o que se pretende fazer na sua revitalização. Ele estava decidido a não mexer nas árvores que já estão comprometidas, mesmo porque, há um pedido da Câmara para que não se mexa nas árvores.  Mas,  diante de alguns depoimentos, ficou decidido que o engenheiro agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Giovani Tomazelli iria à Câmara para explicar a situação.

Esta imensa árvore aos fundos é o Angico, e vai permanecer, assim como todas as arvores do centro da praça. Os ligustros são as que vemos ao fundo

A praça conta com cerca de 40 árvores, mas cerca de 16 delas são ligustros. Estas estão plantadas no entorno. Segundo depoimento do presidente da Acil, Carlos Eduardo de Liz, todos os ligustros que existiam na área da Uniplac tiveram de ser cortados porque suas raízes estavam comprometendo a canalização subterrânea e arrebentando as calçadas.

O engenheiro agrônomo Giovani fez um relato a respeito dos ligustros, que além de arrebentar as calçadas e o sistema de canalização subterrânea ainda faz mal à saúde. Algumas pessoas são alérgicas a sua flores. E citou uma portaria do Ministério da Saúde, proibindo o seu plantio nos espaços públicos. Sendo assim, a decisão foi pela derrubada destas árvores e o plantio, em seu ligar de outros exemplares nativos.

O prefeito Ceron recomendou ao secretário Delfes que procure árvores grandes para plantar no local.

Além de mudar o piso, com o mesmo modelo do usado no calçadão, será melhorada a iluminação do espaço com mais quatro conjuntos de luminárias a led.

Quanto ao monumento….

Este foi o projeto de remodelação do monumento Getúlio Vargas aprovado pelo arquiteto João Preto.

Ele será deslocado alguns metros a esquerda de quem está de frente para a Catedral.

9 comentários em “Ligustros serão derrubados e plantadas outras árvores no local”

  1. Acho de uma pequenez tão grande, ficarem brigando por monumento, árvores, etc e tal. Na Amazônia, estão desmatando e tocando fogo, todos se calam, principalmente a imprensa que dá todo apoio a esse lunático, miliciano que alguns elegeram..
    quando morrermos, não vamos levar nada, nem monumento, nem dinheiro, nosso corpo, vai virar nada… Se for cremado, vai virar cinza…
    Enquanto ficam alardeando por uma praço, milhares de pessoas não tem o que comer…

    Responder
    • Larga mão de ser leviano seu João Machado, porque quando tu se refere ao presidente do brasil, dizendo que alguns o elegeram, tu esta totalmente errado.
      Porque foi a MAIORIA e não alguns, portanto deixa de ser besta e abra o olho pra realidade,
      fica a dica.

      Responder
  2. É o desespero dessa Admistracao!! Querem deixar sua marca!!! E vão deixar, vão seguir o mesmo caminho do “governo lageano”. Esse será lembrado como o fecha escolas e corta leito de hospitais. Os gestores locais serão lembrados pelos diminuição dos serviços públicos, os notáveis q sabem tudo e dão as costas para os lageanos!!

    Responder
  3. Está mais do que claro nas palavras arrogantes do prefeito que ele acha que é o dono da cidade. Ceron não nos representa, a informação de que 90% da população seria favorável à retirada é a maior mentira que eu já ouvi. Basta ir em qualquer publicação no Facebook, como a sua própria, e ver que o número é exatamente o inverso, 90% são contra a retirada/deslocamento. Se o prefeito tem tanta certeza desse número, porque então não fez uma consulta pública, que é o papel de todo gestor? Será que tem medo da verdade? Ceron hoje mais do que nunca se mostrou o típico CORONEL que é, reiterando que Lages ainda vive nos tempos do coronelismo e dos fazendeiros.

    Responder
  4. O verdadeiro coronel está em estátua na praça, Getúlio foi ditador e assassino. Derrubem esta estátua feia que representa o retrocesso, e deixem as viúvas chorando que são menos de 1% de Lages…

    Responder
  5. Diego, representa o retrocesso de quem? O teu? Todas as leis trabalhistas que protegem o trabalhador foram criadas no governo dele, mas tu como não sabe nada de história sequer sabia disto.

    Responder

Deixe um comentário