Hospital precisam se estruturar para atender as suas comunidades

Uma das bandeiras que temos de encampar para desafogar nossos hospitais é para que as unidades de saúde dos municípios vizinhos ganhem estrutura capaz de atender parte da demanda na área das internações. Ao todo, são pelo menos dez, fora os existentes em Lages. Existem hospitais que estão hoje fechados, outros funcionando em precárias condições, mas existem outros que oferecem atendimento de qualidade, como o Hospital São José, de Urubici, por exemplo.  

O hospital Santa Clara, de Otacílio Costa, que sofreu um declínio ao longo dos anos, está agora tentando se estruturar para fazer frente a demanda da cidade.

Já conta com dois médicos de plantão à noite, comprou equipamentos, tem centro cirúrgico; maternidade; pediatria e mais de quatro médicos trabalhando diariamente. As novas contratações, a reforma da estrutura e compra de equipamentos são fruto de um esforço conjunto da atual diretoria e, segundo a presidente Thaty Tessarollo, “até dos próprios funcionários que tiram tempo do seu descanso para revitalizar as macas, pintar paredes e lutar por melhores condições.”

Alguns dos setores revitalizados ou reformados: Sala de emergência, Sala de observação, Sala de medicação, Sala de procedimentos, Posto de Enfermagem e três Consultórios Médicos. Além das obras, foi feito investimento na compra de medicamentos, aquisição de exames e a compra de materiais hospitalares modernos. 

“Apesar de tais melhorias, o hospital precisa fazer muito mais, e apesar da contribuição da prefeitura, da Klabin, SUS, doações espontâneas, eventos e outros colaboradores, a entidade precisa de mais parceiros e colaboradores, para que novas melhorias sejam adquiridas e disponibilizadas para os cidadãos/usuários”, conclama a direção. Para tanto lança agora uma campanha para que a população colabore através de contribuição na conta de luz, ou doando alimentos e equipamentos e até mesmo como parceiros fixos do Santa Clara. Realmente, se a comunidade quer a melhoria da estrutura de atendimento à saúde tem também de colaborar.

Deixe um comentário