Empresa lageana forneceu as câmeras que estão sendo entregues aos PMs

Desde a última segunda-feira os policiais militares de Santa Catarina começaram a receber as câmeras individuais que farão parte do uniforme da corporação para uso nas ruas. Foram investidos R$ 6,4 milhões, que vieram de penas convertidas em multas e fianças. Portanto, trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Segurança e o Tribunal de Justiça.

 

Foram adquiridas 2.425 câmeras e todos os municípios contará com pelo menos uma delas para filmar as interações entre a Polícia Militar e o cidadão. É um recurso que vai ajudar na hora de coletar provas. As imagens vão poder ser usados em algum inquérito ou em processo judicial. O sistema não é inédito no país, mas Santa Catarina é o primeiro estado a ter tantas câmeras à disposição.

O interessante é que foi uma empresa lageana que venceu a licitação para a aquisição das câmeras: a Ditec, do grupo SCC. O projeto das câmeras é do Instituto Igarapé, do Rio de Janeiro, que desenhou o modelo dentro dos padrões sugeridos pela corporação. Por isso, as empresas que participaram da licitação tiveram de se adequar às especificações.

 

Ao vencer a licitação a empresa Ditec enviou um funcionário para a China para buscar os equipamentos e fazer os testes e ajustes conforme a licitação. O sistema é simples e em cada um dos locais em que os equipamentos forem entregues os policias terão 10 dias para a capacitação para se adaptarem aos mesmos. Embora os equipamentos tenham vindo da China, temos de destacar o fato de que estamos avançando nesta área e temos aqui empresas que na área da tecnologia têm condições de competir com as demais do estado. Ainda não sabemos quantas delas virão para Lages, mas não importa quantas delas teremos aqui, isso vai mudar a ação policial em termos de transparência. Fará com que os policiais tenham mais cuidado na abordagem dos infratores e será mais um elemento de inibição dos marginais.

 

Deixe um comentário