Vereadores querem aprimorar as leis de defesa animal

Semana passada foi apresentado na Câmara de Vereadores um anteprojeto instituindo a municipalização e execução do censo amostral populacional de animais domésticos em Lages.

A proposta é do vereador e líder do governo no legislativo, Jean Pierre Ezequiel (PSD) que vê neste censo uma grande contribuição para medir a eficácia das campanhas para a proteção dos animais. O levantamento também servirá para gerir políticas públicas “cabíveis”, diz ele.

Entende que “é urgente e necessária à mensuração de quantos animais se encontram sob a guarda responsável de famílias e cidadãos, as condições do abrigo animal, tipo de alimentação e período em que é fornecida, além de informações sobre a presença de animais de rua na região”.

Jean Pierre diz que a superpopulação de animais de rua é um problema mundial, estimando-se que em média cerca de 70% da população de cães e gatos no mundo vivem nas ruas. Tal situação acarreta problemas de saúde e segurança pública, já que animais de rua podem transmitir zoonoses e provocar acidentes.

Esta proposta de Ezequiel antecedeu outro ato da Câmara neste mesmo caminho: Na sexta-feira aconteceu também a primeira reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais presidida pelo vereador Gerson Omar dos Santos (PSD).

Concluiu-se da necessidade de aprimorar as leis existentes para que sejam mais eficientes. Acho importante que se discuta o assunto, mas de outro lado entendo que não é a falta de leis, mas de ações práticas eficientes, que impedem o avanço nesta área. Jean Pierre pode ter razão: é preciso conhecer com precisão este universo para saber como lidar com ele.

Deixe um comentário