Vereador Lucas expõe a situação precária da Apae

Na última sessão da Câmara o Vereador, Lucas Neves (PP) fez um pedido de informação à prefeitura para saber as razões que levaram o poder público a reduzir os repasses para a Apae que hoje passa por grandes dificuldades financeiras.

Não ter recursos nem para comprar combustível para o transporte dos alunos. Lembro que recentemente, graças a emenda parlamentar conseguiu um novo ônibus, mas este não está conseguindo circular. Apenas os pais que tem recursos estão levando os filhos à instituição todos os dias. Além disso, pela primeira vez, nestes 25 anos de atuação da Apae de Lages, neste mês de fevereiro está atrasado o pagamento de seus funcionários.

Segundo Lucas, a instituição atende hoje 326 alunos. Até a pouco tempo recebia R$ 53 mil por mês e esta ajuda caiu para R$ 30 mil fazendo com que tivesse de reduzir os atendimentos em 60%.

Os serviços de fisioterapia e fonoaudiologia fornecidos aos alunos podem ser reduzidos ainda mais. A prefeitura deixou de repassar 5 mil para o transporte, mais 12 mil para ajudar no pagamento dos profissionais além de reduzir o repasse dos atendimentos a saúde.

O vereador quer saber os motivos que levaram a prefeitura a reduzir os repasses, o que está sendo feito para auxiliar a instituição e porque o pagamento está sendo feito com atraso.

Lucas1.jpg

“Se o município não pode oferecer estes serviços na rede pública, tem de ajudar. Não é possível permitir que a Apae reduza os serviços por falta de ajuda,” disse o vereador Lucas.

Não é a primeira vez que a situação da Apae vem a público depois do marco regulatório mas, me parece, que apesar das dificuldades ainda vinha conseguindo driblar a crise que culminou agora com esta situação.

Ao expor esta situação e pedir informações da prefeitura, Lucas expõe também as dificuldades de diálogo dentro do partido, visto que o PP é governo e responde, inclusive, pela pasta da Saúde. Se ele não consegue dialogar com a administração e buscar diplomaticamente uma solução não creio que alguém consiga a menos que passe por cima do PP no governo.

Deixe um comentário