Pacote de leis para reordenamento administrativo da prefeitura vai para a Câmara na segunda-feira

O prefeito Antônio Ceron já recebeu ontem os relatórios solicitadas aos secretários contendo as sugestões para melhorar o atendimento e reduzir os custos da máquina administrativa. Também faz parte destas medidas a mudança para o expediente único (alguns setores terão plantões pela manhã) já adotado a partir deste mês.

O pacote de lei sobre reordenamento administrativo deverá entrar na Câmara na segunda-feira, com o objetivo de que seja aprovado ainda antes do recesso do legislativo que deverá acontecer a partir do dia 11 de dezembro (última sessão do ano).

Ceron12.jpg

Para exemplificar do que se trata este reordenamento, o prefeito Antônio Ceron informou durante a coletiva nesta segunda-feira, a questão do lixo. Parte é tratado hoje pelo Secretaria de Serviços Urbanos e parte pela Semana. “Vocês sabem o que acontece com cachorro com dois donos…”, lembrou o prefeito.

Passará a ser tarefa da Semasa, se a Câmara aprovar. A questão da segurança é outro exemplo.

A Diretran que está hoje no gabinete do prefeito, deverá ir para a Secretaria de Obras e Planejamento. Toda a equipe da Diretran passa para esta pasta e os guardas ou vigilantes vão para as respectivas unidades que atendem.

São dois exemplos, mas são vários os casos, como de uma diretoria que dá suporte a Semasa mas não está em seu organograma. Ou da diretoria da Agricultura que passa agora para a Obras. “São apenas adequações”, diz o prefeito.  

80% do quadro de servidores é formado pelos servidores da Saúde e da Educação que não serão afetados pelas medidas.

O prefeito Ceron admitiu que há possibilidade de alteração da estrutura das secretarias, como o desmembramento das pastas que acumulam dos setores distintos, “mas não está prevista nesta pauta”, garante.

Uma dessas possibilidades seria o desmembramento da Habitação, hoje atrelada a pasta da Assistência Social. Mas, não está contemplada nos projetos deste pacote. Este ajuste já estava previsto ainda para o início do ano, mas acabará sendo incrementado somente agora, se obtiver a aprovação do legislativo.

Deixe um comentário