Motoristas da escola itinerante têm de levantar às 3 horas da manhã

 

Olá Olivete,

Resolvi escrever para você  porque acho o cúmulo o que vem acontecendo com os motoristas das linhas itinerantes da Secretaria da Educação e espero que, com seu blog, os motoristas conquistem o mínimo de amparo.

Os motoristas das linhas do interior sempre tiveram jornadas exaustivas. Saem por voltas das 05 da manhã e retornam para casa em torno das 20 horas em razão dos locais aonde vão todos os dias para garantir o acesso à educação a centenas de estudantes da área rural. Em razão dessa jornada, sempre lhes foi permitido, levar os ônibus para casa durante as horas de descanso nos dias úteis, levando os ônibus à garagem na sexta feira e os buscando aos domingos.

Estes motoristas, sempre cumpriram com zelo estas obrigações e sempre reservaram um tempo em seu descanso, em prol de facilitar ao máximo o acesso a educação.

Porém, após o episódio que você deve se recordar, em que um ônibus pegou fogo dentro da garagem, a secretária da educação Valdirene Vieira, veio com uma exigência no mínimo absurda:  os ônibus devem ficar todos os dias na garagem, após a jornada. Os motoristas argumentaram, mas a secretária em questão, simplesmente ignora o fato de que eles  merecem descanso (fora o fato de que é direito assegurado, o intervalo de 11 horas entre uma jornada e outra), e exigiu que os motoristas deixassem os ônibus na garagem e seguissem para suas residências da forma que lhe couberem, aguardando, no outro dia, alguém para busca-los.

Desenhando essa situação em fatos: um motorista do meu convívio, vem saindo de casa às 03 da manhã (horário que alguém vem busca-lo) e retorna para casa a pé, pois o horário de ônibus noturno é de hora em hora, chegando em torno de 21/22 horas (as linhas itinerantes não tem horário fixo, pois dependem das condições do trajeto).

Alguém que aguarde o ônibus, por exemplo, pode chegar até 22:45 em casa. Da para imaginar alguém chegando quase 23 horas e saindo 03 da manhã? Um banho e um jantar e se teria o que? 2 horas de sono? É desumano o descaso com que esta secretária os trata.

Já foram expostas essas situações à mesma. Os motoristas não estão pedindo nada além do que era rotineiro, do que é necessário para deixar mais confortável as poucas horas de descanso que tem. Como a solicitação foi em vão, intercedo para você e seu blog, para que todos saibam a grande injustiça que esta sendo cometido e para que as demais autoridades possam auxiliar nessa luta. 

 

Acho que o assunto merece ser discutido! 

Deixe um comentário