Contas da prefeitura de Palmeira foram rejeitas oito vezes de 2000 para cá

De 2000 até este ano, mais da metade dos municípios catarinenses já teve prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) ao menos uma vez. Da região, a prefeitura de Palmeira foi a recordista: oito vezes. Está em terceiro lugar no ranking dos municípios com o maior número de rejeições.

Em 12º lugar aparece Painel e Urubici, cada uma com cinco contas rejeitadas neste mesmo período de 17 anos.

São 155 cidades de SC com contas rejeitadas de um total de 295 levantadas Tribunal dse Contas a pedido do Diário Catarinense. Os casos mais graves são os de Calmon, no Planalto Norte, e Barra Velha, no Litoral Norte, que tiveram suas prestações de despesas rejeitadas em nove das últimas 15 oportunidades.

Para os municípios, ter as contas reprovadas pelo TCE pode significar uma perda considerável de receitas, especialmente para as cidades pequenas. Caso o órgão rejeite o balanço apresentado pelo prefeito e ele não faça os ajustes pedidos, os municípios ficam sem uma certidão necessária para contratar convênios estaduais e federais, que em muitos casos garantem uma verba extra, além de realizar operações de crédito.

Deixe um comentário