Inauguração do Ceu aconteceu em 01 de julho de 2016 com o devido conhecimento e aceite do Ministério da Cultura

38a8fa8763ed608245a7214d95bfd054.jpg
 
Prezada Olivete
Em relação à manifestação do atual Coordenador do CEU, Sr. Tyrone Machado, sobre os motivos da paralisação deste equipamento neste início da nova gestão do município, é preciso fazer algumas ponderações.
Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que a inauguração da estrutura e o início das atividades, efetivadas no ano de 2016, só ocorreram após reunião do ex-prefeito Elizeu Mattos, em Brasília, junto ao Ministério da Cultura, onde ficou acordado que se o complexo estivesse com 50% de sua capacidade instalada, incluindo mobiliário e demais equipamentos, a entrega para a comunidade estaria autorizada, desde que a Caixa Econômica Federal desse o aceite da obra. Ficando o aceite definitivo da conclusão do convênio dependendo da resolução das demais pendências, incluindo as questões sociais, estruturais e burocráticas, que ocorreriam no decorrer do tempo inclusive com a liberação dos recursos para aquisição dos equipamentos e mobiliários restantes .
A Prefeitura Municipal mobilizou suas áreas de administração, esporte, cultura e assistência social para priorizar a entrega à comunidade de um equipamento que proporcionaria lazer, inserção social, atividades esportivas e culturais, tanto para jovens como para cidadãos da terceira idade.
Para permitir a inauguração, em virtude de atos de vandalismo e depredação que atrasaram a entrega da obra, foi decidida a instalação de uma cerca que protegesse aquele patrimônio público e preservasse o investimento realizado com recursos do Ministério da Cultura. Este custo foi totalmente absorvido pelo caixa do município e a instalação da cerca devidamente informada ao Ministério.  
Parte do mobiliário que ainda faltava, que era integralmente de responsabilidade do Ministério da Cultura, foi viabilizado precáriamente após uma mobilização de várias secretarias municipais, ficando no aguardo da liberação de recursos e posterior aquisição.
A iluminação do ginásio, que não constava do projeto original, foi totalmente instalada pela Prefeitura em uma parceria com o SENAI.
Também foi firmada uma parceria com o SENAI para que esta entidade ficasse responsável pela utilização do espaço em alguns horários previamente estabelecidos.
Entendendo que a disponibilização de um equipamento como o CEU para uso gratuito da comunidade seria muito mais importante que a resolução imediata de alguns entraves burocráticos, e tendo o acordo firmado com o Ministério da Cultura reiterando que as demais pendências seriam sanadas durante seu funcionamento, a Prefeitura de Lages optou por inaugurar o espaço no dia 01 de julho de 2016.
Veja que se a opção fosse primeiramente cumprir com as regras estabelecidas pela burocracia e a estrutura ficasse aguardando a liberação de toda a verba necessária, o que acabou só ocorrendo no dia 26 de dezembro de 2016, certamente a comunidade não poderia usufruir do espaço e as instalações teriam que passar por reformas de manutenção e recuperação.
A atual administração poderia, se tivesse realmente a intenção de priorizar esta obra, realizar já no mês de janeiro a licitação para a aquisição de todos os itens pendentes, cumprindo assim o que ficou acordado com o Ministério da Cultura , pois os recursos no final de dezembro de 2016 foram repassados ao município , cabendo administração pública licitar e adquirir os equipamentos faltantes.
Causa estranheza a manifestação do atual coordenador, pois ele participou ativamente de todo o processo de implantação das atividades do CEU e acompanhou diretamente o funcionamento da estrutura até dezembro de 2016.
A opção por paralisar as atividades não foi motivada por qualquer negligência ou equívoco da administração anterior. Tudo foi realizado em comum acordo com o Ministério da Cultura.
O que a atual gestão está priorizando agora, desconsiderando os benefícios que a população teria com a utilização do espaço, são questões meramente burocráticas. Isto, de forma alguma, inviabilizaria o pleno funcionamento daquele equipamento.
Talvez a intenção seja apenas criar um fato novo e provocar uma nova inauguração com a simples finalidade de colocar ali uma placa com a marca da atual gestão.
A população não pode, definitivamente, ficar refém de picuinhas políticas e de burocratas que, na maioria da vezes, não estão afinados com os verdadeiros anseios dos cidadãos.
Atenciosamente,
 
 
Sirlei Maria Bordin Pinto
Ex Coordenadora do CEU

Deixe um comentário