Rede de fibra ótica de 100 quilômetros para levar internet às escolas e órgãos públicos

unnamed_20.jpg

 

 O Governo de SC através do Ciasc consolidou parceria com o Orion Parque Tecnológico –  centro de excelência em pesquisa, gestão do conhecimento e inovação – disponibilizando um link de internet de 100 MB para utilização do Orion, que não terá custos.

A parceria foi firmada por um termo de cooperação assinado entre o presidente do Ciasc, Ivan Ranzolin; o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte; o diretor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jean Vogel; e o presidente do Instituto Orion, Roberto Amaral.

 

Mais de 100 km de fibra ótica para Lages

Outro projeto do Ciasc prestes a entrar em operação em Lages é a Rede Infovia SC. Com investimentos de R$ 3 milhões, o Ciasc distribuirá nos próximos meses uma rede de mais de 100 quilômetros de fibra ótica, com conexão de 10 GB, entre órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como secretarias, escolas, postos de saúde e aeroporto.

A intenção, segundo o presidente Ivan Ranzolin, é executar as obras ainda este ano. A proposta é que cada escola, por exemplo, tenha no mínimo 100 MB de internet à disposição. A rede atende atualmente 14 órgãos em Lages, e a expansão utilizará o cabeamento subterrâneo já existente no Centro da cidade.

Foto: Pablo Gomes

Deixe um comentário