Onde estão os cargos comissionados e as prováveis mudanças que serão feitas na prefeitura

O prefeito Ceron e o vice, Juliano Polese – parece que Ceron delegou a ele a tarefa de acompanhar o projeto de reforma – estão debruçados nesta semana na reforma administrativa que semana que vem começa a tramitar na Câmara de Vereadores.

O compromisso que assumiu foi de reduzir pela metade os cargos comissionados. Vamos então conhecer a estrutura administrativa das principais secretarias existentes.

 

A intenção do novo prefeito é reunir a Infraestrutura e o Planejamento em uma só secretaria, sob o comando de Clayton Bortoluzzi. Deverá se instalar no prédio que é do governo do Estado, da Rua Correia Pinto.

 

Veja qual é a estrutura de ambas hoje:

Infraestrutura.jpg

Só ai temos 23 cargos comissionados contando com o secretário

Planejamento.jpg

E aqui outros 18 cargos comissionados. Entre eles até um Gerente de Assuntos de Acessibilidade que, aliás, pouca tarefa tem tido, pelo visto.

 

Ceron também pretende transformar em apenas uma pasta as secretarias da Fazenda e da Administração. Esta pasta permanecerá com Antônio César Arruda como titular. 

 

Administra____o.jpg

Nesta pasta somam 27 (com o secretário) os cargos comissionados.

Observa-se que o Balcão Cidadão está ligado a esta secretaria e assim deverá permanecer. Quem responde interinamente como executiva (diretoria) é  Adriana Dolberth. Como é interina, há possibilidade de troca da titular ou mudança do status dentro da estrutura administrativa. Passar, por exemplo, a uma gerência, com salário menor. 

 

Provavelmente Ceron deverá mudar a nomenclatura: as executivas vão virar diretorias.

Fazenda.jpg

Contando com o secretários são 24 comisssionados nesta pasta

 

Deverá extinguir a Secretaria de Segurança.  Ficará apenas a Diretran, não se sabe se essa diretoria fica ligada ao Gabinete do prefeito ou à Administração/Fazenda. O diretor da Diretran é o ex-vereador Jacinto Bet.

Seguran__a.jpg

São 16 cargos (com o secretário) somente nesta pasta.

 

Educa____o.jpg

Esta, seguramente, é uma das estruturas mais pesadas da prefeitura. Conta com 48 Cargos comissionados e mais de dois mil funcionários entre professores e outras funções nas escolas e Ceims. Ocupam os cargos comissionados os funcionários efetivos, incluindo a secretária. Esta pasta fica a cargo da professora Valdirene Vieira.

 

 

A Secretaria da Saúde, obviamente será mantida e a titular continuará sendo Odila Waldrick. Aqui também são funcionários efetivos que são elevados aos cargos de confiança.

Saude.jpg

É a pasta que tem mais funcionários, cerca de dois mil, e uma estrutura administrativa complicada, tendo em vista os vários programas existentes e as múltiplas funções dentro da área, como os postos de saúde, policlínicas, farmácia, gerência epidemiológica ( a cargo de Márcia Espíndola).

São 35 cargos comissionados hoje, somente nesta pasta.

 

 

A  Secretaria do Meio Ambiente deverá mudar de nome para Secretaria de Serviços Públicos. A função de preservação do Meio Ambiente ficará a cargo, provavelmente. de uma fundação que será criada posteriormente. Isso porque são muitas as tarefas que cabem a esta pasta, portanto não dá para apenas se transformar em uma diretoria.

Deverá permanecer Euclides Mecabô como secretário.

MeioAmbiente1.jpg

As múltiplas funções da pasta podem ser constatadas através do organograma acima, e que vão muito além da simples limpeza das vias públicas ou plantar flores nos canteiros das avenidas.

São 28 cargos comissionados.

 

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico deverá permanecer com a reforma. Hoje ela conta com o ex-vereador Mário Hoeller de Souza como titular e que responde ainda interinamente pela Secretaria de Turismo. O Turismo deverá ser uma diretoria ligada ao Desenvolvimento Econômico e o ex-vereador Agessander Belezinha responderá por ela.

Desenvolvimento.jpg

 

São 17 comissionados somente nesta pasta. É bastante enxuta.

Assim como a Secretaria do Turismo.

Turismo.jpg

Já a pasta do turismo conta com nove comissionados.

 

 

A Secretaria da Assistência Social, deve mudar de nome para Secretaria do Desenvolvimento Social. Hoje há apenas uma secretária interina: Bernadete Aparecida Liston, funcionária de carreira.  Deverá absorver também a  Secretaria da Habitação. Passa a ser uma diretoria e o ex-vereador Ênio do Vime vai continuar respondendo por ela.

 

Assist__nciaSocial.jpg

São 24 comissionados, pois a pasta  toca vários programas sociais com convênio federal. O cargo de diretor de Controle, Gestão de Fundos e Pessoas está hoje com Valdir Gobbi. Também nesta pasta está a Cláudia Bassin que concorreu a vereadora pelo PROS.

 

Já a pasta do Habitação conta com 11 cargos comissionados

Habita____o.jpg

Não se sabe exatamente o que pensa o prefeito Ceron com relação as fundações Cultural e de Esportes. Se as estruturas serão ou não mantida ou viram diretorias. Pois para a Fundação Cultural foi nomeado apenas um Diretor de Eventos, Gilberto Ronconi. A Escola de Artes deve ser mantida, pois já foi nomeado seu diretor: Salésio Padilha.

 

Cultural.jpg

 

Só na Fundação Cultural são 14 cargos comissionados.

 

A Fundação de Esportes conta com outros 14. Para esta foi nomeado Nilson Cruz

Esportes.jpg

 

10º

A Secretaria de Águas e Saneamento também deve permanecer e não creio que sua estrutura mude muito. Quem responde por ela é Jurandi Agostini.

Semasa.jpg

São 20 cargos comissionados na Semasa.

 

 

11º

A estrutura do Gabinete do prefeito deverá sofrer mudanças significativas com a alteração de executivas para diretorias e as gerências. O prefeito Ceron já informou, por exemplo, que não terá chefe de gabinete. 

Mas, criará uma diretoria da Mulher, para onde provavelmente chamará a ex-secretária Marli Nacif.

 

Gabinete.jpg

Hoje são 24 comissionados ligados diretamente ao gabinete, incluindo aí o assessor de Comunicação, cujo cargo foi ocupado por Paulo Chagas. Para este setor ainda foram chamados a Keltryn Wendland, Greik Pacheco e Ari Antunes.

 

O executivo da Defesa Civil está atrelado também ao gabinete. Ceron chamou  Jean Felipe Silva de Souza para a coordenação. Aqui também tem as executivas, que na administração de Renatinho eram secretarias: dos Assuntos parlamentares e Assuntos Comunitários.

 

13º

A secretaria da Agricultura e Pesca também não deverá sofrer muira mudança em sua estrutura, só a redução de alguns cargos. Esta pasta está sob a responsabilidade de Osvaldo Uncini e assim deve permanecer por um ano. Uncini não deve permanecer mais do que este tempo a frente da pasta.

Agricultura.jpg

 

Aqui são 18 comissionados. Entre os diretores está o ex-suplente de deputado, Ozair Coelho, o Polaco (de Produção) que é um dos diretores, assim como o ex-gerente da Epagri, Nelson Beretta (gerente  ou diretor de Pesca); diretor de Infraestrutura das Estradas Rurais, Deivis Standinisck. Não sei também qual é a função do filho do vereador Chagas que integra a equipe.

 

 

14º

 

Da estrutura ainda constam:

 

O Progem que tem como procurador Geral o advogado Agnelo Miranda;

Progen.jpg

Que até me surpreendeu pois só aqui tem  23 cargos comissionados, contando com o procurador.

 

Há ainda:

O LagesPrevi com oito cargos comissionados e que tem como presidente Aldo Honório

O Procon com mais coordenador pelo advogado Júlio Borba com mais quatro comissionados e

a Auditoria, cujo titular é Airton Xavier, com mais três comissionados.

 

No total, eu contei 408 cargos comissionados. Pode ser que tenham mais, só não sei onde estariam lotados. O Ceron quer reduzir pela metade, portanto só ficarão 204 após a reforma.

Deixe um comentário