Presídio do São Cristóvão: “Uma das piores unidades do estado”

Presos.jpg

Foto de Jailton Camilo

A informação é de que os detentos, no início ameaçavam um confrontamento, mas o aparato policia conseguiu agir rapidamente para contê-los.

 

De acordo com o advogado Alexandre José Biem Neuber, presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB-SC, a unidade de Lages é um dos piores do Estado. Ele visitou o presídio no ano passado.

— Essa unidade é antiga. Foi uma das que mais apresentou problema. Constatamos presos em situação deplorável, comida vencida e superlotação.

A comissão realiza uma série de vistorias no Estado e repassa relatórios ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), que reúne autoridades do Poder Judiciário catarinense no monitoramento do sistema carcerário.

unnamed_9.jpg

Foto: Fom Conradi

Nota da Secretaria de Segurança

 

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania informa que por volta das 14h30 desta quinta-feira, 19, os detentos do Presídio Regional de Lages iniciaram um motim na unidade e atearam fogo em colchões, provocando um foco de incêndio, que foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros local.
Uma equipe de agentes penitenciários da região foi acionada e se dirigiu ao local para a contenção do movimento. Uma hora após o início do motim a situação foi totalmente controlada e a unidade prisional segue sob o controle do Estado.
Dez presos ficaram feridos com queimaduras e já estão sendo atendidos pelo serviço de saúde local. Não houve reféns, fugas e até o momento nenhum óbito foi registrado. Todas as medidas operacionais, legais e periciais já foram tomadas e o protocolo de segurança do Departamento de Administração Prisional (Deap) foi acionado possibilitando o rápido e efetivo controle da situação.

Deixe um comentário