Angus compõe de 15 a 20% do rebanho de SC

 

Interessante destacar que: devido a questão do fechamento das fronteiras, por causa do status de estado livre da aftosa sem vacinação,  impõe certas restrições quanto a circulação de animais.

Foi através da importação de sêmens que os criadores da raça Angus conseguiram a melhoria genética de seus rebanhos, E hoje, é a raça  que mais vende sêmen, especialmente para o melhoramento das raças – sobretudo para cruzamento com o Nelore -.

Em Lages já se produz gado Angus há muitos anos. O pai do pecuarista e médico Telmo Ramos já criava esse gado, assim como o médico Acacinho, na década de 60. Como é um gado originário da Escócia, se dá muito bem no clima frio.

En SC o Angus já compõe de 15 a 20% do plantel do rebanho de SC.

foto6_1.jpg

Além da inegável superioridade da qualidade de carne, é ótimo para a cruza e também tem um ciclo produtivo mais curto,  com 16 a 17 meses as vacas já estão aptas à procriação.

Os produtores do gado Angus destacaram a importância da participação da Expolages, que é uma importante vitrine para divulgação do plantel catarinense, tido como um dos melhores hoje.

O pecuarista Nelson Serpa conta que na feira anterior veio um jurado da Argentina para julgamento da raça e este se disse impressionado com o padrão genético dos animais aqui encontrados.

 

Deixe um comentário