Comitiva da CDL que estive em Miami Beach narra o que viu e o que trouxe de informações da viagem

 

 

Ontem, quinta-feira (19) a CDL reuniu a imprensa para fazer uma síntese da viagem realizada à Miami Beach, EUA, na primeira semana de novembro, para conhecer as iniciativas para preservação da arquitetura Art Deco, a exemplo do que temos no centro de Lages.

 

Realmente vemos edifícios muito parecidos aos encontrados no centro de Lages.

Só que lá é tudo muito planejado e limpo.

Lá, o poder público conta com a ajuda da iniciativa privada para a revitalização e conservação dos espaços.

Essa viagem estava sendo planejada pela CDL e o Sebrae em vista do projeto de shopping a céu aberto, há cerca de dois anos.

Finalmente, no final nos últimos dias de outubro, nove empresários, três arquitetos e o coordenador regional do Sebrae, Altenir Agustini, embarcaram para lá.

 

Na comitiva estava o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Lages, Malek Ráu Dabbous, que fez um relato do que viram.

Um detalhe:  por causa de seu nome árabe quase teve complicações para entrar nos EUA, diz ele que se não fosse por seu fluente ingles, certamente não teria conseguido.

Na foto, Malek mostra que em Miami Beach não há poluição visual. As lojas só destacam o nome sem aquele monte de placas e letreiros.

A diretoria da CDL esteve presente para contar da viagem e destacar o que poderá ser aproveitado dela para alavancar o projeto de revitalização do centro de Lages.

A presidente, Rosani Pocai lembra que da primeira vez que se reuniram para discutir a proposta, houve quem achasse impossível fazer com que os postes desaparecessem do centro da cidade. 

E, por incrível que pareça foi a primeira coisa que se tornou realidade até agora: o cabeamento subterrâneo.

Ao fazer a devolutiva da viagem, a CDL convidou o prefeito Elizeu Mattos para acompanhar e, o secretário do Turismo, Flávio Agustini aproveitou para apresentar o papai noel e falar a respeito da programação natalina.

Lembrou ao que criticaram a programação de shows, que hoje o Ministério de Turismo só ajuda na contratação de shows e ainda daqueles que estão cadastrados no ministério. "Também tivemos um tempo curto demais para ir em busca de outros, mas tenho certeza que Fafá de Belém – a única cantora brasileira que cantou para dois papas que estiveram no país – vai encantar o público", disse Flavinho. 

Com os shows acertados, a prefeitura teve de correr atrás dos recursos para montagem do restante, com palco, som, etc… Mas, como citou o prefeito, várias empresas serão parceiras, através da Lei Rouanet.

No final, foi servido um jantar preparado pela equipe da Secretaria de Turismo e, pelo visto, sob a supervisão de Flavinho. 

 

E os parabéns pela qualidade do jantar vão para Ivani, Marcus e Jaqueline que comandaram a cozinha.

Deixe um comentário