Vereador quer que se regule o descarte de remédios vencidos

 

Thiago.jpg

 

O vereador Thiago Oliveira quer que o prefeito regule o descarte –  recolhimento e destinação – dos medicamentos vencidos.

Sua proposta é de que, os remédios vencidos sejam depositados pelos usuários em recipientes previamente instalados nas farmácias e nos postos de saúde e remetidos à Vigilância Sanitária para repasse aos fabricantes, aos distribuidores ou aos importadores, para que estes  deem a  destinação final.

Lembra que os remédios vencidos são considerados resíduos tóxicos, ou lixo químico, e se lançados no lixo doméstico, podem causar danos ambientais gravíssimos e irreversíveis, sendo uma delas a poluição dos lençóis freáticos.

CONTUDO…..

Creio que seja possível encontrar uma outra forma de destinação final, pois não acredito que os fabricantes recebam esse material de volta. E, há ainda um custo para que isso seja feito.

Será preciso, antes disso, uma campanha de conscientização da população, pois não creio que espontaneamente as pessoas reúnam os remédios vencidos que têm em casa para levar aos locais de descate. 

Foto: Elisandra Pandini

Deixe um comentário