Fórum vai se posicionar a respeito da venda de terreno na quarta-feira

 

Pelo que vi, a reunião proposta pelo prefeito interino, Toni Duarte, ontem, na Acil, era prevista para acontecer apenas com os integrantes do Fórum das Entidades Empresariais, mas vereadores e outras lideranças de bairro também compareceram ao local.

 

Onde serão aplicados os recursos que deixarão de ser pagos?

 

A discussão acabou sendo desviada do verdadeiro foco – a venda do terreno para amortização da dívida do LagesPrevi para com o INSS – para desembocar na problemática de onde será investido o dinheiro da venda ou do valor correspondentes das parcelas que deixarão de ser pagas com a dívida amortizada.

 

Qual a proposta para o terreno

da antiga rodoviária?

 

A necessidade de construção de um Centro Administrativo no espaço citado foi o assunto predominante. Desvirtuou o propósito, pois segundo o que lembrou o secretário de Finanças, com a amortização da dívida pretende-se a redução do valor das parcelas da dívida diante da situação financeira difícil – (a ideia seria levantar R$ 8 milhões com a venda).

São R$ 300 mil que poderão ajudar a fazer frente às despesas do município. Portanto, “não se pode discutir aqui propostas para contrair novas dívidas se temos dificuldades em arcar com aqueles já existentes”, ressaltou Mateus.

 

Pode comprar para doar, mas não pode se desfazer

 

O prefeito Toni chegou a observar que a sociedade não admite que se desfaça de um bem para pagar as dívidas, mas também não admite que se reduza a oferta do serviço público. “Só hoje tem três sindicatos pedindo por aumento salarial, sendo que a fonte é limitada”, disse ele, destacando o que tem enfrentado para reduzir as despesas.

 

Quanto já foi pago da dívida do LagesPrevi?

 

Segundo o que foi colocado por Mateus a respeito da dívida do LagesPrevi, a administração assumiu em 2013 com uma dívida de R$ 23 milhões.

Sendo que R$ 17 milhões só para com o INSS. Em 2013 foram pagos R$ 4,3 milhões; em 2014 outros R$ 3,6 milhões; esse ano pagarão R$ 3,9 milhões e mais R$ 4,1 no ano que vem, e “estaremos totalizando no final do quatro ano o pagamento de R$ 16 milhões, e ainda restando uma dívida de R$ 14 milhões.

 

Qual é o repasse mensal feito

ao INSS?

 

Fora a parcela de R$ 300 mil da dívida, são pagos mensalmente R$ 2,2 milhões para com o INSS. Tanto que a dívida dos R$ 17 milhões foi contraída com a falta de pagamento de maio a dezembro de 2012. O mesmo valor do empréstimo contraído com o Badesc para aquisição de todo o maquinário da prefeitura.

O posicionamento do Fórum das Entidades será manifestado ao prefeito interino na quarta-feira, mas se a opção for por manter o projeto, é praticamente certo que não passará na Câmara, pois os vereadores que lá estiveram não vão avalizar a alienação da área.

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