Aprovação das contas de Painel foi negociada

 

 

Na sessão da Câmara de Vereadores de Painel, segunda-feira, o vereador João Ricardo da Silva (ex-PSD, hoje PROS) se licenciou, assumindo em seu ligar Cleves Oneris Pessoa de Liz (PSD).

 

A troca  de vereador fez parte da estratégia para aprovação das contas da prefeitura de 2012,  últimas da administraçãoJosé Belizário Andrade,  que estava na gaveta do presidente  da Câmara, Laércio  Arruda Córdova.

 

Tanto que tão logo Cleves tomou assento na cadeira de vereador foi convocada a sessão extraordinária para o dia seguinte, ontem, para votação das contas. Pelas informações que nos chegam, o titular da cadeira, João Ricardo, se recusava a votar pela aprovação das contas, já que o Tribunal de Contas recomendava sua rejeição.

 

Os próprios vereadores não tiveram acesso ao documento a ser votado, a não ser pela própria página do TCE. A Câmara não disponibilizou cópias.  A oposição aponta que nesse exercício, ora em análise e colocado à apreciação dos vereadores, consta a aquisição de combustível com a apresentação de notas de empresa que já encerrou suas atividades anos antes da nota ser expedida. Isso para citar somente uma das questões que coloca em suspensão as contas de 2012.

 

Votação estava sendo protelada

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Láercio Arruda Córdova vinha protelando a votação porque contava apenas com cinco votos favoráveis e precisava de seis. Como João Ricardo prometia votar contra a aprovação, foi negociado seu afastamento, para que o suplente Cleves assumisse com o compromisso de garantir a maioria necessária. Mesmo que as contas de 2012 tenham sido aprovadas, o assunto não deve morrer aqui e as questões apontadas pelo Tribunal de Contas para recomendar sua rejeição, deverão constar de denúncia a ser entregue ao Ministério Público para ser apurada. Soma-se a pelo menos dez outras que já estão lá.

Deixe um comentário