
Entre 2019 e 2025, a região da Amures registrou crescimento de 195% no valor adicionado do turismo — indicador que mede a riqueza gerada pelas atividades econômicas do setor. A informação foi apresentada pelo presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, durante sua fala no lançamento da Estação Inverno. Baldessar destacou que a região passou de R$ 141 milhões para mais de R$ 416 milhões em geração de riqueza no período.
O resultado considera atividades como hotelaria, hospedagem, restaurantes, bares, gastronomia, eventos, agências, operadoras de viagens e serviços de guiamento turístico.
“Só Otacílio Costa saiu de R$ 1,1 milhão em 2019 para R$ 6,5 milhões em 2025, crescimento de 484%. Nosso desafio é manter essa expansão econômica de forma integrada entre os municípios”, afirmou.
Segundo dados do setor de Movimento Econômico da Amures, o turismo da Serra Catarinense apresenta um dos melhores desempenhos de crescimento em Santa Catarina, considerando apenas empresas formalmente registradas.
Os prefeitos da região já identificam no turismo uma nova frente de fortalecimento da matriz econômica regional, especialmente diante das mudanças previstas na reforma tributária, que tende a ampliar a arrecadação vinculada ao consumo no território.
Ainda conforme levantamento da Amures, entre 2024 e 2025, o turismo movimentou mais de R$ 40 milhões adicionais em valor agregado na economia regional.
Como forma de consolidar ações permanentes para o setor, o presidente da Amures entregou ao governador as cartilhas do programa Turismo na Escola, iniciativa voltada à formação de professores e multiplicadores para incentivar, entre as futuras gerações, a percepção do turismo como atividade econômica.
E Lages?
Ops.. Dirão os “mamadores de teta do estado e da prefeitura” que Lages já pertence ao litoral e que por isso não apareceu na pesquisa.
Boa boa.. Só falta combinar com o povo pra “colar” mais essa.
Falta só a atração turística nessas cidades por que sinceramente a pessoa vir a Lages ou Otacilio pra turistar é brabo…
Vdd Márcio o cheiro que algumas empresas soltam no ar, fica difícil . No mais só reflorestamentos. Vinícolas só pro lados de São Joaquim, Urubici,etc.
Vdd Márcio o cheiro que algumas empresas soltam no ar, fica difícil . No mais só reflorestamentos. Vinícolas só pro lados de São Joaquim, Urubici,etc. Turismo Rural e atrativos como a Festa N. do Pinhão e pousada do SESI em Lages,etc
O prefeito otaciliense tá igual Lula, jogando dados no ar, sem ter como mostrar.
Qual turismo é explorado lá na capital da madeira para ter um aumento nesta proporção.
Números o papel aceita.
Põe na mesa e diz de onde saiu este 484%
Só se for de visita aos pinheirais ou ao plantio de soja
Turismo não tem nada sendo explorado por lá.
Nem a festa do município não fez este ano lá na cidade
Será que tá contando com o SESC,ou a festa do pinhao?
Mas, estes são eventos daqui de lages.
Sinceramente este é outro “enrolation”.
Na verdade 484%, de crescimento seria esplendoroso, mas otacilio costa participou com 6 ,5 milhões, ou seja pouco mais de 1,5% do bolo que foi de 416 milhões na região.
Isto é querer engrandecer um valor que foi quase irrisório no crescimento do município otaciliense, em se tratando de turismo.
Prefeito mentiroso,! isso nao existe!!
Também concordo fazer turismo em Otacilio Costa com cheiro de celulose principalmente nos dias de chuva se até a população jovem de Otacilio vai fazer festa nos bailes de Pousoredondo imagine turismo. São Joaquim se não fosse as vinícolas cara por sinal faz o que. Urubici não é diferente é bom pra ficar nas cabanas no meio do mato. Urupema turismo bate e volta sobe no morro da meia volta e vai embora que a noite parece que você está no meio do mato tudo fechado. As demais nem vamos perder tempo estão sobrevivendo. A Cartilha Turismo na escola quem elaborou foi o Professor Dr. Carlos do CISAMA e a turismologa da AMURES/ CISAMA Ana hoje Secretaria de Turismo da prefeitura de Lages. Éra um projeto que já vinha sido tocado pelos dois profissionais que os dois foram em busca de outros projetos. Na verdade se realmente for verificar são muito poucas cidades que tenham estrutura turística. Na Serra nem uma tem umas poucas pousadas e deu outra só tem uma bodega com um 51. Sair de casa pra ir pra Serra ver campo branco de gelo vejo de casa na TV. Tudo a mesma coisa todos os dias o repórter vai para São Joaquim, Bom Jardim, Urubici, Urupema para mostrar a mesma coisa gelo. Fui uma vez nunca mais passar frio. Com relação a cartilha os dois profissionais já apresentaram para os Conselhos Estadual nas reuniões de Colegiado como experiência da Serra. O projeto é muito bom criar mentalidade turistica
Eu sinceramente acho bem engraçado os prefeitos falando em turismo aqui na região… Turismo de que? O cidadão vem de São Paulo e vai visitar Lages mas em qual atração? Aquele morro grande que metade está cortada por uma pedreira? Otacilio Costa que não tem nada? Sim, eu sei que está surgindo potencial na serra, como as viniculas de São Joaquim, a serra em Bom Jardim, e Urubici que hoje desponta um pouco mais a frente na questão de turismo ainda temos a Coxilh Rica e talvez o salto mas tudo isso ainda carece e muito de infraestrutura e sair desse amadorismo. Há e muito potencial para ser algo no estilo da serra gaucha, mas não hoje e principalmente não Lages e Otacilio com todo o respeito já que sou lageano mas Lages tem a festa do pinhão na questão turismo e olha lá ainda…
Aqui na região é Turismo Rural, as fazendas estão cheias.
Visitantes vem pra cá pra conhecer paisagens, comer pinhão, andar a cavalo, ver apresentações artistas, apreciar o frio…
Não vem pra conhecer shopping e muito menos o morro grande…
Até podem ir mas não saem de suas cidades com a intensão de subirem as escadarias de joelhos kkkk
Sinceramente eu esperava mais “protagonismo” da prefeita Carmem nas questões da Serra. Esses prefeitos de cidades pequenas são limitados em tudo, não precisa ser gênio pra saber isso. Olha a apresentação, deveria comprar um terno, o homem fala bem , tem aparência, mas precisa outros detalhes. Ela a prefeita anunciou que sabia os “caminhos de Brasília “, a tal candidata do governador. Hj só vemos fotos e vídeos, compiando o Jair Jr, que decadência! . A “primeira mulher” prefeita de Lages , tudo isso gerou muita espetativa na população da maior cidade da Amures . A gente tem que torcer, sempre, vejo que a cidade está mais limpa, meio fios pintados, novas faixas de pedestres e lombada, ornamento de algumas praças, além de asfalto em muitas ruas, fora isso, falta um “pouco mais” de protagonismo a nívelde Planalto, nesmo pq Vossa Excelência é presidentede partido. Cuidado c/ o forçado protagonismo dos deputados da região, eles querem a cadeira da senhora, é o que escuto. Dado que políticos da Serra adoram um ” pula , pula” nos mandatos eletivos. Seria bom ver a prefeita falando, motivando a população, mexendo c/ a área industrial, turismo, modernização da Serra. Não fosse a Festa Nacional do Pinhão, e o clima que aprece todos os dias na mídia local, estadual e nacional, Lages estaria fadada ao esquecimento até a nível de Estado, inclusive!