Uma cobrança judicial que tramita há 22 anos estourou no caixa da Prefeitura de Lages. A prefeita Carmen Zanotto protocolou o Projeto de Lei nº 20/2026 para que os vereadores autorizem o parcelamento de uma dívida de R$ 3.371.611,76 junto ao Banco do Brasil.
O caso é uma herança maldita de julho de 2004, quando o município cobrou ISS de operações de leasing do antigo BESC. Na época, o banco depositou o dinheiro em juízo e a prefeitura correu para sacar o alvará de pouco mais de R$ 1 milhão, gastando o recurso. O problema é que a Justiça considerou a cobrança ilegal em grande parte do processo (reconheceu a decadência dos impostos) e mandou o município devolver o dinheiro com correção.
Para evitar um calote ou o bloqueio abrupto das contas públicas, a Procuradoria do Município rebolou nos bastidores judiciais. Conseguiu duas vitórias importantes na Vara da Fazenda Pública: esticar o pagamento de 12 para 24 meses e abater cerca de R$ 327 mil que o banco também devia à cidade por impostos remanescentes de 1998. Mesmo com o desconto e o fôlego do parcelamento, o projeto que agora chega à Câmara é o triste retrato de como erros de gestões passadas cobram juros altos do cidadão lageano duas décadas depois.
Quem era o prefeito da época mesmo!?
Pagar contas de prefeitos anteriores que roubaram dinheiro do povo?
Tinha que fazer eles pagarem.
Nas redes sociais do Ceron o homi tá de aniversário e arrodeado pela família, povo que é bom nada kkkkk
Pois agora, ônus e bônus de ser prefeito.
Não importa quem pariu Matheus, importa é que Matheus precisa ser embalado e criado.
Logo mais, num tempo não tão distante também teremos uma conta bem maior para pagar em relação a essa administração, dos elevados cargos comissionados, salários e benefícios concedidos – à poucos.
Com toda a certeza….tenho pena do próximo prefeito! A herança vai ser terrível pelo que se vê!