
O Sebrae/SC divulgou um estudo inédito e detalhado sobre o perfil e os hábitos de consumo em Lages, realizado pelo Observatório de Negócios. O levantamento traça um panorama do mercado local, identificando um movimento mensal de aproximadamente R$234,4 milhões em setores essenciais e revelando lacunas importantes para novos empreendimentos, especialmente nos bairros.
A pesquisa, que entrevistou 600 moradores acima de 16 anos, foi apresentada à CDL Lages e à imprensa nos dias 9 e 10 de dezembro. O objetivo é fornecer dados concretos para que empresários e investidores tomem decisões estratégicas.
O estudo aponta que, embora promoções e preço sejam relevantes, o fator mais decisivo na escolha de um estabelecimento para o consumidor lageano é o atendimento.
- 70,3% dos entrevistados apontam o bom atendimento como o principal critério de escolha.
- Promoções (56%) e preço (53%) vêm na sequência.
- A busca por preços mais baixos é forte: 56% pesquisam presencialmente e 53% usam a internet ou marketplaces.
O gerente regional do Sebrae/SC, Altenir Agostini, destacou que o levantamento é uma ferramenta para reduzir riscos. “Ele entrega uma leitura da realidade de Lages e passa a ser uma ferramenta pública para que todos tomem decisões com base em dados, e não mais em achismos.”
A pesquisa detalha onde o mercado local está carente, especialmente nos bairros, criando oportunidades para novos negócios:
- Supermercados e atacarejos: Falta sentida principalmente nas regiões Santa Catarina, Petrópolis, Universitário e Penha.
- Farmácias: Carência significativa em Conta Dinheiro (39,5%) e Petrópolis (35%).
- Lotéricas, bancos e caixas 24h: Serviços limitados nos bairros Santa Catarina, Penha, Universitário e Santa Helena.
- Moda e vestuário: Demanda mais forte nos bairros Santa Catarina, Santa Helena e Universitário.
- Restaurantes e bares: A insuficiência é notada até mesmo no Centro, onde 15,2% dos moradores sentem falta desses serviços.
Em contraste, Centro e o bairro Guarujá são as regiões com maior índice de satisfação na oferta comercial.