40 anos do início das mobilizações para a preservação do patrimônio cultural

Mariana Campos é a primeira lageana a integrar o Conselho Estadual de Cultura do Patrimônio Material e será uma das palestrantes neste seminário de Patrimônio que acontece em Lages nesta semana, no Centro Cultural do Sesc (Colégio Rosa).

A edição do “Seminário Patrimônio Cultural na Serra Catarinense” comemora os 40 anos do início das mobilizações para a preservação da região, onde o evento se dará na primeira edificação reconhecida como patrimônio material da cidade de Lages, dando ênfase a importância de um bem protegido, reconhecido e utilizado pela comunidade. Portanto, ao reunir diversas partes interessadas, esses eventos desempenham um papel fundamental na construção de um futuro sustentável onde o patrimônio cultural seja respeitado, protegido e celebrado como uma fonte de riqueza cultural e identidade compartilhada.

1 comentário em “40 anos do início das mobilizações para a preservação do patrimônio cultural”

  1. Que bom que essa menina é lageana e estamos produzindo cultura com consciência de proteção para as gerações futuras. Faço algumas comparações locais, como seria no passado acordar em um casarão colonial e ver o mar a frente e acordar em uma fazenda de lages ou em algum patrimônio arquitetônico e ver os campos a frente. Isso nossos antepassado faziam e era normal para estas épocas remotas. Hoje estes casarões, bibliotecas são instituições caras de se manter e não criando o patrimônio cultural na população, esta consciência de preservar se dilui na vida moderna, aonde a correria e a agitação dão as cartas. Em Lages derruba-se patrimônio arquitetônico para fazer estacionamentos.O fim da picada.

    Responder

Deixe um comentário