Motta quer aumentar a segurança escolar com inteligência artificial

A reunião da comissão de Educação, Cultura e Desporto desta terça-feira (26), atendendo requisição do deputado Mário Motta (PSD), discutiu segurança no ambiente escolar por meio de inteligência artificial. Paulo César Espíndola, desenvolvedor do “Scan Face”, apresentou seu projeto cujo objetivo é ampliar a segurança nas escolas por meio da plataforma que conta com reconhecimento facial e de voz.

Motta explicou que foi surpreendido pela apresentação do funcionamento da plataforma que é “inteiramente nacional” e que apresenta um grande “custo-benefício de identificação e de realimentação de informações”. Ainda de acordo com ele, a tecnologia pode ajudar “as pessoas a melhorar gradativamente a segurança”.

Espíndola, em sua apresentação, explicou que o “Scan Face” é uma inteligência artificial que utiliza as câmaras já existentes nos ambientes para reconhecimento facial em tempo real e identificação de comportamentos.

5 comentários em “Motta quer aumentar a segurança escolar com inteligência artificial”

  1. Ok, as cameras vao identificar a cara do criminoso, identificar o comportamento agressivo dele com uma machadinha na mão, mas e ai, vai avisar a policia para enviar viaturas? Até lá o criminoso já fez o estrago.
    Tem que tomar cuidado com essas ideias de girico, porque se não fica igual aquele aplicativo da prefeitura de lages para abrir chamados de serviços, teve um chamado meu que demorou exatos 01 ano para ser visualisado e automaticamente ficou preenchido como resolvido, sendo que o problema ainda está lá, no final é só pra comer dinheiro publico.

    Responder
  2. Caro Jonas, concordo inteiramente com tua preocupação e espero que o amigo tenha alertado para possíveis “ideias de girico” sem incluir antecipadamente esse projeto que, me parece, ainda não é do seu completo conhecimento. O que me surpreendeu foi exatamente a agilidade com que o aplicativo trabalha. Tanto a escola, quanto as autoridades que monitoram a plataforma acompanham em tempo real os acontecimentos, assim como – por realimentar-se com informações de várias fontes de segurança, é possível alertar para a condição prévia de possíveis ações criminosas, antes que elas sejam implementadas. Sugiro um aprofundamento para uma avaliação séria e bem fundamentada. Foi a melhor alternativa que vi até agora. Um abraço e disponha se eu puder ser útil.

    Responder
    • Sem dúvida nesta época digital, os aplicativos se ampliam para novos serviços e a segurança é um deles e devem serem pesquisados as suas várias funções. Parabéns ao deputado por se interessar pelo tema e ofertar soluções; Abraços.

      Responder
  3. Segurança nas escolas se faz com material humano. Coloquem um, dois, três ou quantos seguranças se fizer necessário, e o problema estará resolvido. Investir em tecnologia além de ser custo alto, é altamente vulnerável! Basta, por exemplo, que se danifique a rede elétrica, e o sistema estará todo comprometido! Gente, precisamos de gente…..!

    Responder
  4. Concordo Edilson. Nós EUA um carro autônomo matou o motorista. Infelizmente a classe política quer modernidade e tecnologia pra tudo. Mario Motta está bem intencionado. Mas já pensaram no povo fazendo projetos, jogando em um software o povo votando. Não precisaria de políticos. O tamanho da economia. Mesmo pq referendo e plebiscito ficam só no papel!

    Responder

Deixe um comentário