Governo diz que investiu R$ 620 mil no aeroporto de Lages e R$ 107 nil no de Correia Pinto

O governador Jorginho Mello determinou à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) a inclusão do Aeroporto de Pinhalzinho no Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc). Com isso, o estado passará a ter 22 aeroportos. Em agenda no Oeste, ele ainda anunciou o investimento de R$ 8 milhões para a pavimentação da pista. A lista de aeroportos em território catarinense poderá chegar a 24 se confirmada a inclusão também de Itapiranga e Rio Negrinho no Plano.

“Começamos o trabalho há sete meses com o objetivo de colocar todos os aeroportos do estado em condições de funcionamento. Chegamos a 11 aeroportos com obras e investimentos que superam a casa dos R$ 40 milhões. Temos agora o respaldo do governador Jorginho Mello para ampliar esta lista e chegar a 24 aeroportos e dar um infraestrutura muito importante para a economia catarinense”, relata o secretário da SPAF, Beto Martins.

Investimentos

Em 2023, o Governo do Estado já autorizou R$ 44,6 milhões para obras de melhorias necessárias para permitir que todos os aeroportos estejam em funcionamento pleno até o início de 2024.

  • Aeroporto de Forquilhinha – R$ 15,2 milhões (obras concluídas)
  • Aeroporto de Caçador – R$ 5,5 milhões (obras concluídas)
  • Aeroporto de Blumenau – R$ 11 milhões
  • Aeroporto de Pinhalzinho – R$ 8 milhões
  • Aeroporto de Lontras – R$ 1,8 milhões
  • Aeroporto de Três Barras – R$ 1,6 milhões
  • Aeroporto de Jaguaruna – R$ 648 mil
  • Aeroporto de Lages – R$ 620 mil
  • Aeroporto de Dionísio Cerqueira – R$ 474 mil (obras concluídas)
  • Aeroporto de São Joaquim – R$ 327 mil (obras concluídas)
  • Aeroporto de Correia Pinto – R$ 107 mil

2 comentários em “Governo diz que investiu R$ 620 mil no aeroporto de Lages e R$ 107 nil no de Correia Pinto”

  1. Até hoje não entendi direito… Qual o motivo da Azul sair de Lages para Correia Pinto. No meu caso apenas para pagar um pedágio de 15 reais e levar 30 minutos a mais para chegar. Notei estes dias em conversa com várias pessoas no aeroporto reclamando a mesma coisa. Procurei entender que iriam vir jatos que eram mais rápidos e poderiam acomodar melhor pessoas e bagagens… Para minha surpresa até semana passada quando recebi uma irmã na cidade o avião que ela veio é de hélice… A explicação da condição metereológica também não ajuda, já que meus pais tiveram voo atrasados porque estava fechado para pouso aviões… Então se alguem puder e souber me explicar o motivo da transferência, gostaria muito de saber!

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  2. Quais dessas cidades possuem linha aérea regular apesar de ótimo potencial? Nenhuma!
    O gargalo é a pista curta, estreita e de asfalto mole, totalmente fora do conceito brasileiro de Pista Mínima Regional que prevê 1.600 x 30m + resistência do piso PCN31.

    Pistas sub-regionais de SC com pouca valia para a moderna aviação:
    Lontras 1.077 x 23m
    Blumenau 1.080 x 30m
    Joaçaba 1.125 x 30m
    Rio Negrinho 1.200 x 22m
    São Miguel do Oeste 1.260 x 18m
    São Joaquim 1.300 x 30m
    Três Barras 1.330 x 18m
    Dionísio Cerqueira, Forquilhinha e tantos outros

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