Até agora são 26 candidaturas com algum tipo de restrição pela Justiça Eleitoral na Serra

Um candidato a prefeito renunciou, dois foram julgados na condição de indeferido em prazo recursal ou com recurso e um candidato a vice-prefeito, também enfrenta a situação de indeferido em prazo recursal ou com recurso, na Serra Catarinense.

Os números constam das informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta terça-feira (10). Ao todo, entre pretendentes a prefeito, vice e vereadores, 25 candidatos tiveram até agora, algum motivo impeditivo que os tornasse em situação de deferido pela Justiça Eleitoral.

Dez candidaturas acabaram renunciando da disputa de cargo de vereador, devido possivelmente a processos judiciais ou desistência por motivos pessoais. Outros seis tiveram seus nomes na situação de indeferido em prazo recursal ou com recurso e tentam se manter no jogo político.

Só em Lages, oito candidatos nas eleições de 6 de outubro foram surpreendidos por decisões contrárias a inicialmente apresentada à Justiça Eleitoral. Em apenas sete municípios, não foram registrados até agora, candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral.

São eles: Correia Pinto, Ponte Alta, Otacílio Costa, Palmeira, Bocaina do Sul, Rio Rufino e Bom Jardim da Serra.

 

Candidaturas com restrições pela Justiça Eleitoral
Município Candidato Cargo Julgamento/Motivo
Anita Garibaldi Dari Fernandes da Silva Vereador Renúncia
Bocaina do Sul Estela Mariza Santos Vereador Renúncia
Bocaina do Sul Nilzete Terezinha dos Santos Silva Vereador Renúncia
Bom Retiro Adriana da Costa Vereador Indeferida
Bom Retiro Ronaldo Vicente Vice-prefeito Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Bom Retiro Everaldo Capistrano da Cunha Prefeito Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Campo Belo do Sul Andreia Aparecida Frigotto Goulart Vereador Indeferido
Campo Belo do Sul Ângela Aparecida Correa da Fonseca Vereador Indeferido
Campo Belo do Sul Cléia de Fátima Rosa Ribeiro Vereador Indeferido
Capão Alto Allan Pyerre Ramos Da Silva Vereador Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Cerro Negro Cleber Fernando Conrado Vereador Indeferido
Lages Elizeu Mattos Prefeito Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Lages Lucas Muniz Mariano Vereador Renúncia
Lages Guilherme Vendramin Vereador Renúncia
Lages Renata Roman Pereira Vereador Renúncia
Lages Ademilson Luiz Bittencourt Vereador Indeferido
Lages Mônica Maria Liberato Vereador Indeferido
Lages Maria Gervina de Jesus Santos Vereador Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Lages Mancilio Jose Figueiredo Carvalho Vereador Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Painel Tatiane Aparecida Silva de Matos Vereador Indeferido
São Joaquim Vanuza de Oliveira Matos Vereador Renúncia
São Joaquim José Nerito de Souza Prefeito Renúncia
São José do Cerrito Ronaldo de Oliveira Vereador Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Urubici Samuel Lucas de Souza Vereador Indeferido em prazo recursal ou com recurso
Urubici Edilaine Aparecida Cerino Vereador Renúncia
Urupema Ione Donizete Pereira Sá Vereador Renúncia

 

Lio Marin quer fornecer creches e escolas em tempo integral

Educação

  • Fornecer creches em tempo integral com ampliação de horário de atendimento
  • Fornecer escolas em tempo integral
  • Estabelecer parcerias culturais, esportivas e profissionalizantes para complementar as atividades dos alunos
  • Melhorar a estrutura física das escolas
  • Garantir a qualidade do transporte escolar
  • Garantir a quantidade e a qualidade da alimentação escolar

Elizeu Mattos promete criar creche noturna para mães que trabalham

1.1   Educação Básica

Nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação básica em Lages. Buscaremos garantir que todos os centros de educação infantil e escolas municipais ofereçam alimentação, material escolar e uniformes de qualidade. As crianças receberão jaquetas para se proteger do frio, assegurando condições dignas de estudo. Planejamos expandir o atendimento em período integral e criar a “Creche Corujinha”, uma creche noturna para mães que trabalham ou estudam à noite, proporcionando segurança e conforto para suas famílias.

 

1.2   Finalização das Obras dos CEIMs Inacabados

Empreenderemos todos os esforços necessários para finalizar as obras dos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) nos bairros Santa Helena e Centenário, que estão paradas.

 

1.3   Tecnologia na Educação

Acreditamos que a integração da tecnologia no processo educacional é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Investiremos na modernização das escolas, equipando-as com recursos tecnológicos que facilitem o aprendizado e incentivem a inovação, tornando a educação mais acessível e interativa.

 

 

Proposta de Carmen Zanotto: gestão participativa nas escolas

EDUCAÇÃO

  1. Cuidado integral à primeira infância: Implantar um Plano Municipal da Primeira Infância para oferecer um atendimento integral às crianças de 0 a 6 anos. Este plano incluirá cuidados de saúde, educação e apoio psicossocial, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Serão criadas unidades especializadas para atender às necessidades de desenvolvimento precoce e será promovida a integração entre educação, saúde e assistência social para assegurar um atendimento completo e eficaz;
  1. Educação em tempo integral: Expandir a oferta de educação em tempo integral no ensino fundamental, oferecendo um currículo que inclua atividades educativas e recreativas além das aulas regulares. As escolas fornecerão atividades extracurriculares, como esportes, artes e tecnologia para complementar a formação acadêmica. Isso permitirá que os pais trabalhem durante todo o dia com a certeza de que seus filhos estão em um ambiente seguro e enriquecedor;
  1. Qualidade e inclusão na educação: Garantir a qualidade e a inclusão na educação por meio da criação de programas especializados para atender às necessidades de alunos com deficiências, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades. Implementar estratégias de ensino inclusivas e adaptar os currículos para promover a participação plena de todos os estudantes;
  2. Infraestrutura e mobiliário escolar: Melhorar a infraestrutura das escolas, incluindo a renovação do mobiliário, modernização das salas de aula e criação de ambientes de aprendizagem mais funcionais e estimulantes. Investir em tecnologias digitais, como computadores e tablets, e garantir a conectividade em todas as unidades de ensino. Revitalizar as bibliotecas escolares para promover o hábito da leitura e o acesso a recursos educacionais;
  3. Educação integral e extracurricular: Expandir e diversificar os programas educacionais extracurriculares para incluir atividades culturais, esportivas e tecnológicas. Criar e apoiar projetos que integrem a educação com práticas culturais locais e regionais, promovendo o desenvolvimento de habilidades e talentos dos alunos fora do ambiente acadêmico tradicional;
  4. Valorização e formação dos profissionais da educação: Implementar programas de valorização e capacitação contínua para professores e funcionários escolares. Promover a formação continuada para que os profissionais estejam atualizados com as melhores práticas pedagógicas e inovações educacionais;
  1. Qualidade na alimentação escolar: Reorganizar o fornecimento de merenda escolar para garantir uma alimentação saudável e de qualidade, priorizando a compra de produtos locais e orgânicos. Estabelecer um sistema de controle de qualidade para assegurar que os alimentos atendam aos padrões nutricionais e de segurança alimentar;
  2. Transporte escolar e acessibilidade: Melhorar o transporte escolar, especialmente para as crianças que residem em áreas rurais e afastadas. Garantir a segurança e a qualidade do transporte, bem como implementar medidas para tornar o acesso às escolas mais fácil e seguro para todos os alunos;
  1. Gestão participativa e autonomia escolar: Estabelecer mecanismos de gestão participativa nas escolas, incluindo a eleição de diretores e a descentralização da administração escolar. Promover a autonomia das unidades de ensino para que possam adaptar suas estratégias e práticas às necessidades específicas de suas comunidades;
  1. Programas de apoio pedagógico: Implementar um programa multidisciplinar de apoio pedagógico que inclua orientadores e especialistas para ajudar alunos, pais e professores no processo de ensino-aprendizagem. Oferecer suporte adicional para alunos com dificuldades e estratégias de intervenção para melhorar o desempenho acadêmico;
  1. Parcerias público-privadas e comunidade: Criar e fortalecer parcerias entre o setor público, privado e a comunidade para desenvolver projetos educacionais que atendam às necessidades locais e promovam o envolvimento da comunidade escolar;
  1. l) Educação em tecnologia e inovação: Incorporar a educação em tecnologia e inovação no currículo escolar, preparando os alunos para o mercado de trabalho do futuro.

Proposta de Cláudia Bratti para a área da Educação

Educação, Cultura e Esporte:  Investir na educação é investir no futuro. Criaremos condições para uma educação pública de excelência, incentivando a formação integral dos nossos jovens e crianças. Valorizaremos e promoveremos a cultura local, bem como incentivaremos a prática esportiva, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento físico e mental de nossos cidadãos.

Secretaria expede nota para explicar a respeito da regularização dos prédios escolares

A Secretaria de Estado da Educação (SED) informa que 90% das escolas estaduais de Santa Catarina possuem atestado de funcionamento vigente e as demais estão em processo de regularização. Esse cenário é resultado do trabalho da atual gestão, que realizou um diagnóstico das unidades escolares e adotou medidas para adequar as estruturas.*

Uma das ações implementadas pela SED foi o Curso de Regularização das Edificações Escolares Estaduais de Santa Catarina, do qual participaram servidores das 37 Coordenadorias Regionais de Educação, engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) à disposição da Educação e demais profissionais diretamente envolvidos na regularização dos imóveis. O objetivo era orientar e capacitar os servidores para a realização do processo de regularização nas escolas estaduais.

Assessoria de Comunicação (Ascom)
Secretaria de Estado da Educação (SED)
OBS: A nota da secretaria é uma resposta às informações divulgadas pelo deputado Mário Motta que aponta que das 1.049 escolas públicas estaduais de Santa Catarina levantadas, apenas 44 estão regulares, ou seja, apresentam todas as licenças e alvarás de funcionamento. 

Carteira de identificação

Projeto de Lei que tramita na Assembleia prevê a criação de uma  carteira de identificação do portador de próteses e placas metálicas. O objetivo é assegurar a essas pessoas o livre acesso a estabelecimentos que possuam portas magnéticas, equipamento detectores de metais ou dispositivos de segurança semelhantes.

Proposta para que se permita que empresas denominem equipamentos públicos

Autorizar o Poder Executivo a celebrar contratos de cessão onerosa de direito à nomeação de eventos e equipamentos públicos de Santa Catarina é o objetivo do PL 187/2023. A proposta permite que o Estado adote o conceito de “Naming Rights”, que é a concessão legal para dar nome a um evento ou local específico.

Para isso, o poder público poderá celebrar contrato com empresas privadas, que pagarão um valor ao governo do Estado para nomear eventos ou equipamentos públicos. Um exemplo já ocorre no estado de São Paulo, em que estações do metrô da capital paulista recebem nome de empresas privadas. Aguarda aprovação da Comissão de Finanças e Tributação.

Deputados estaduais querem a descentralização legislativa

Os deputados aprovaram Proposta de Resolução (PRS) 10/2024, que propõe a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição Federal para permitir que os Estados possam legislar a respeito de temas que são hoje de competência exclusiva da União, entre eles, trânsito e transporte, política agrícola, e regulamentação de profissões.

Segundo consta na justificativa do projeto, a medida propõe descentralizar as competências legislativas, permitindo que sejam criadas e aprovadas leis mais ajustadas às necessidades e realidades locais. O projeto deverá passar ainda pela aprovação em Plenário.

Governo  já abriu 230 novos leitos de UTI desde o início de 2023

O Governo de Santa Catarina abriu 230 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento pelo SUS, desde janeiro de 2023. Os leitos estão distribuídos entre neonatais (63), pediátricos (68) e adultos (100), abrangendo todas as macrorregiões. A iniciativa tem impacto direto no aumento da capacidade de atendimento, proporcionando ampliação do suporte a pacientes críticos e impulsionando a realização de cirurgias eletivas.

“A abertura de leitos vai continuar, porque os pacientes não podem esperar. Quem precisa entrar numa UTI tem pressa. Esse é um compromisso nosso com a população de Santa Catarina e é por isso que mesmo que o Ministério não habilite, o Estado banca o funcionamento do leito”, afirmou o governador Jorginho Mello.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, os leitos são fundamentais para a realização das cirurgias eletivas e diminuir os vazios assistenciais em algumas regiões”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Mais leitos previstos

Com a previsão da entrega de mais 20 leitos nos próximos dias no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, o Estado chegará a 250 novas unidades. E até o final deste ano, a expectativa é atingir a marca de 280 novos leitos de UTI.

Para a abertura dos leitos, o Governo do Estado tem investido na aquisição dos equipamentos. E para pleno funcionamento, a Secretaria de Estado da Saúde está custeando integralmente, até a habilitação pelo Ministério da Saúde, com repasses de R$ 1,2 mil por leito vago e R$ 1,8 mil por leito ocupado.

Abertura em todas as regiões

Os leitos já abertos foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses: Araranguá e Sombrio, na macrorregião Sul; Blumenau, Brusque e Timbó, no Vale do Itajaí; Itajaí, na Foz do Rio Itajaí; Lages, na Serra; Mafra, no Norte e Nordeste; São José, na Grande Florianópolis; Caçador e Joaçaba, no Meio-Oeste; Chapecó e Concórdia, no Grande Oeste.