Pela pesquisa divulgada pela Fecomércio, hoje pela manhã, A nota geral atribuída aos serviços públicos lageanos foi 2,99.
Se comparada às demais seis pesquisas realizadas pela federação do Comércio, os serviços públicos de Lages foram o segundo pior avaliado. Só perdem para Florianópolis, cuja avaliação foi de 2,3. A melhor avaliada foi Jaraguá do Sul, com 3,7.
Os itens melhor avaliados foram educação e transporte, ambos com nota 3,22; além de ‘limpeza da cidade’ (3,17), habitação (3,16). Na sequência aparecem água e esgoto (3,11) e estrutura urbana (3). E com notas menores, estão os investimentos em preservação ambiental (2,92), cultura e lazer (2,82), saúde (2,66) e segurança (2,65).
Na avaliação da Fecomércio SC, e do vice-presidente da federação Célio Spagnoli a Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos – Lages,tem papel importante para a gestão pública local nos próximos anos, como fonte de informações.
A avaliação dos moradores em relação aos serviços públicos da cidade é inédita e deverá e dever[á ser feita agora regularmente. A ideia é orientar os políticos para a definição das políticas públicas. Por essa razão foram chamados os candidato. Mas apenas o representante do candidato Elizeu Mattos, Fabrício Reichert compareceu.
Os serviços considerados prioritários:
1º A saúde, com 68,98%das indicações.
2º Educação, com 50% das indicações
E as eleições?
Questionados sobre as eleições de outubro, 69,7% dos entrevistados disseram votar em Lages nestas eleições municipais.
A maioria de eleitores vem seguida por 27,3% que devem justificar seu voto e por apenas 3% que declararam votar em outras cidades