Mesmo não gostando do legislativo Raimundo vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados
O ex-governador Raimundo Colombo confirmou que vai concorrer a e;leição para deputado federal. Esta decisão fez alguém lembrar que certa vez ele confessou que “não gostava do legislativo e que não iria mais disputar uma vaga ao Senado e nem à Câmara dos Deputados”. Mordeu a língua. Na política não se pode dizer “nunca mais”. Tanto que ele está aí, de volta.
Mas tenho de concordar que Colombo nunca teve o perfil de parlamentar e isso não deve ter mudado. Mas, se a Serra estiver convicta de que precisa de uma representação em Brasília ele vai, mesmo com a grande rejeição que ainda existe com relação ao seu nome.
Estamos às portas da Festa do Pinhão e não estou vendo muita empolgação por parte da população
Apesar de toda a estrutura da prefeitura estar respirando Festa do Pinhão 24 horas por dia e todas as atividades do paço estar voltada unicamente para a sua realização não estou vendo muita empolgação por parte da população em geral.
É que a maioria está querendo ver para crer no que resultará esse novo modelo proposto para o evento. Na realidade, a prefeitura volta a atuar como protagonista neste evento que antes estava entregue unicamente a empresa que recebia a concessão para realiza-la. No ano passado foi atípica e todo mundo entendeu que a prefeitura fez das tripas coração para dar a melhor versão possível. Mas, neste ano é diferente. Vamos esperar para ver!
Preparação do Recanto para a abertura da festa

Lages já vive o clima da 36ª Festa Nacional do Pinhão. A montagem da estrutura do Recanto do Pinhão Aracy Paim começou no Calçadão da Praça João Costa, no Centro da cidade. Neste ano terá 17 dias de atividades espalhadas por diferentes pontos da cidade. De 22 de maio a 7 de junho, moradores e turistas poderão acompanhar atrações culturais, apresentações musicais, gastronomia típica, turismo rural, tradição serrana e grandes shows nacionais.
Abertura oficial com show de Renato Borghetti
A abertura oficial da 36ª Festa Nacional do Pinhão ocorrerá na próxima sexta-feira (22 de maio), no Recanto do Pinhão Aracy Paim, com show de Renato Borghetti e participação da Fábrica de Gaiteiros.
Ao longo da programação, o Recanto receberá apresentações culturais, música nativista e pratos típicos à base de pinhão. Além disto, também será palco da 32ª Sapecada da Canção Nativa e da 24ª Sapecada da Serra Catarinense. “Esta edição da Festa do Pinhão é muito especial, pensada para receber bem os lageanos e os turistas. Convido todos para acompanharem a abertura oficial no Recanto do Pinhão e viverem conosco mais uma edição desta grande Festa da nossa cultura e das nossas tradições”, convida a prefeita Carmen Zanotto.
Operação Mensageiro continua rendendo mais investigações
Nos últimos 12 meses, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) intensificou os resultados da Operação Mensageiro, com avanços significativos na responsabilização criminal de agentes públicos envolvidos em crimes contra a Administração Pública. Os dados mais recentes, referentes ao período de abril de 2025 a abril de 2026, evidenciam a continuidade e o aprofundamento das investigações iniciadas no âmbito da operação, considerada uma das maiores já conduzidas pelo MPSC no enfrentamento à corrupção nos municípios catarinenses.
Ao longo desse período, foram oferecidas 22 novas denúncias, que envolvem 53 denunciados, entre eles 14 ex-prefeitos, 3 ex-vice-prefeitos e 18 outros agentes públicos, além de empresários que formam o eixo privado da organização criminosa. As acusações somam mais de 500 crimes imputados, demonstrando a complexidade e a abrangência dos esquemas investigados, que envolvem fraudes em licitações e contratos públicos e pagamento de propina a servidores.
Além das novas denúncias, houve avanços expressivos na fase de julgamento. O período registrou 7 novas condenações, sendo 5 proferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e 2 em primeira instância. Também foram registrados mais dois acórdãos do TJSC que confirmaram condenações em outras duas ações penais. No total, as condenações proferidas no período somam mais de 895 anos de penas privativas de liberdade. Entre os condenados estão um prefeito em exercício, cinco ex-prefeitos e dois ex-secretários municipais, o que reforça a responsabilização de agentes em posições estratégicas nas administrações investigadas.
Outro marco importante foi o trânsito em julgado das condenações de três réus, entre eles um ex-prefeito de Itapoá, o que encerra a possibilidade de recursos e confirma definitivamente a responsabilização penal nesses casos.
Atualmente, a Operação Mensageiro conta com 53 ações penais em andamento. Destas, 12 já foram julgadas, ainda que pendentes de recursos, e 10 processos estão conclusos para julgamento após o encerramento da fase de instrução. Os números evidenciam o estágio avançado de diversas ações e indicam a continuidade de novas decisões judiciais nos próximos meses.







A evolução dos números ao longo dos últimos 12 meses demonstra não apenas a robustez das investigações, mas também a efetividade das ações judiciais conduzidas, contribuindo para o fortalecimento da transparência, da legalidade e da confiança da sociedade nas instituições públicas de Santa Catarina.
O MPSC segue acompanhando os processos em tramitação e adotando as medidas cabíveis para assegurar a responsabilização plena dos envolvidos e a recuperação de danos causados aos cofres públicos, por meio da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do MPSC, dos Promotores de Justiça das comarcas envolvidas e com apoio da força-tarefa da Operação Mensageiro instituída pela Procuradoria-Geral de Justiça.
Ciclone extratropical traz temporais para SC nos próximos dias
O fim de semana será de chuva e céu nublado em Santa Catarina. As instabilidades se intensificam no domingo (17), quando a formação de um ciclone extratropical na costa do estado deve trazer temporais, ventos fortes e mar agitado.
Neste sábado (16), as chuvas ficam mais concentradas nas regiões próximas ao Paraná, mas pancadas isoladas podem ocorrer em outras partes do estado. Por conta da nebulosidade, as temperaturas variam pouco ao longo dos dias: as manhãs ficam entre 10°C e 18°C e as tardes não devem passar dos 24°C.
No domingo (17), a formação de um ciclone extratropical na costa catarinense favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva forte em curto período, raios e rajadas de vento. As chuvas começam pelo Oeste pela manhã e avançam para as demais regiões ao longo da tarde e da noite. O risco de alagamentos e enxurradas é moderado, com maior atenção para o Oeste, o Meio-Oeste, os Planaltos, o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Norte catarinense.
O sistema se desloca para o alto-mar na segunda-feira (18), mas os efeitos seguem atuando em Santa Catarina. O tempo permanece fechado e com chuva persistente no Litoral Sul, na Grande Florianópolis, no Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte, com risco de alagamentos pontuais.
Nesse dia, os ventos de sul e sudoeste ganham força no litoral, com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h na Grande Florianópolis, no Litoral Sul e em partes do Planalto Sul. Com isso, o mar fica agitado, elevando o risco de ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A condição deve persistir até terça-feira (19).
Os municípios da região receberam micro-ônibus do programa Agora Tem Especialistas

Os municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e São José do Cerrito receberam unidades do programa Brasil Sorridente, levando mais acesso à saúde bucal e atendimento de qualidade para a população. A entrega aconteceu em Balneário Camboriu, na presença da deputafa federal Ana Paula Lima (PT). Ela que conseguiu a inclusão desses municípios no programa. A advogada Cláudia Bratti também acompanhou a entrega. Provavelmente ela também deverá concorrer a deputada nesta eleição.
Ações preventivas da Defesa Civil e GRAC diante do El Niño
A Prefeitura de Lages mobilizou o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) em uma reunião focada em planejar estratégias preventivas e respostas rápidas para enfrentar os potenciais efeitos do fenômeno meteorológico El Niño no município.
O encontro reuniu membros da Defesa Civil, de secretarias municipais e de órgãos parceiros. O foco principal está no monitoramento diário e na garantia de agilidade no atendimento de possíveis situações climáticas extremas.
A prefeita Carmen Zanotto frisou que a antecipação do planejamento é crucial para mitigar riscos e conter prejuízos materiais e humanos, com atenção especial voltada para as comunidades localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Dados do Fórum Climático Catarinense indicam que os impactos do fenômeno — que incluem o aumento no volume de chuvas, temporais e temperaturas acima da média histórica — podem atingir o estado de Santa Catarina antes do prazo inicialmente projetado pelas autoridades.
O secretário executivo da Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro, reforçou que a população deve acompanhar com regularidade os alertas emitidos pelos canais oficiais do município e redobrar os cuidados em áreas propensas a deslizamentos ou alagamentos.
Dorinho anuncia empresa que realizará a pavimentação de 17 ruas

O prefeito de São Joaquim, José Teodoro de Sena Amaral (Dorinho), homologou o resultado da licitação para a pavimentação de 17 ruas do município, dentro do Programa Pavimenta Mais São Joaquim.
A empresa vencedora do processo licitatório foi a Santos Brasil Terraplanagem Ltda, com o lance de R$ 2.756.730,78, gerando uma economia de R$ 834.414,34 aos cofres públicos em relação ao valor total inicialmente previsto, que era de R$ 3.591.145,12.
Com a homologação concluída, a expectativa é que a empresa inicie em breve os trabalhos de pavimentação, levando mais infraestrutura, mobilidade urbana e qualidade de vida para os moradores das regiões contempladas.
Fortalecimento do videomonitoramento na Serra
Desde 2020, o deputado estadual Marcius Machado (PL) tem destinado emendas parlamentares para a implementação de sistemas de câmeras em todos os municípios da região, visando a prevenção de crimes e a proteção de espaços públicos e escolas.
O projeto entra em uma nova fase em 2026 com a introdução de câmeras com reconhecimento facial. Esta tecnologia permitirá a identificação ágil de suspeitos e maior suporte às forças policiais. Os recursos para esta etapa devem ser liberados em junho, contemplando inicialmente:
-
Lages (foco em parques, praças e diversos bairros como Vila Mariza, São Miguel e Guarujá).
-
Rio Rufino.
-
São José do Cerrito.
Cronograma de Implantação por Município:
-
Instaladas: Palmeira (desde 2020), Anita Garibaldi (escolas), Bom Jardim da Serra, Ponte Alta, Bocaina do Sul (escolas) e Urubici.
-
Em fase de instalação/Ativação: Painel, Urupema e Bom Retiro.
-
Aguardando instalação (Recursos destinados): Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, São Joaquim e áreas específicas de Lages (como o bairro São Cristóvão).