Cavalgada-Desfile da 36ª Festa Nacional do Pinhão reuniu mais de 400 cavaleiros

O final de semana dos dias 30 e 31 de maio teve como um dos destaques a Cavalgada-Desfile da 36ª Festa Nacional do Pinhão, organizada pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural (FCL), em conjunto com a apresentadora Bia Melo, do Programa Oh de Casa e o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina (MTG/SC). Mais de 400 cavaleiros participaram do evento.
A Cavalgada percorreu extenso itinerário, com partida da sede do MTG/SC, no Acesso Norte de Lages, por volta das 9h, e retorno ao mesmo local, logo depois do meio-dia de sábado (30).
Três Léguas de Solidão como a grande vencedora do festival

Com letra de Sérgio Carvalho Pereira, música de Juliano Gomes e Ricardo Comasseto e interpretada por Luiz Marenco, a Milonga ficou no topo do pódio e conquistou o público. A canção também ganhou o prêmio de melhor melodia e melhor letra.
Outros destaques da noite
Melhor Tema sobre a Região Serrana: ASSOVIO; letra: Arthur Almeida; intérpretes: Ricardo Bergha E Daniel Silva;
Melhor Tema Campeiro: JUNTANDO ÉGUA; letra: Francisco Brasil; intérpretes: André Teixeira e Quarteto Coração e Potro;
Melhor Conjunto Vocal: JUNTANDO ÉGUA; Intérpretes: André Teixeira e Quarteto Coração De Potro.
Melhor Arranjo: LÁGRIMA DE GUITARREIRO; letra: Matheus Costa Borges; intérprete: Gabriel Jardim.
Melhor Melodia: TRÊS LÉGUAS DE SOLIDÃO; Autor da Música: Juliano Gomes e Ricardo Comassetto; intérprete: Luiz Marenco.
Melhor Letra: TRÊS LÉGUAS DE SOLIDÃO, de Sérgio Carvalho Pereira; intérprete: Luiz Marenco.
Melhor Instrumentista: GABRIEL MACULAN, da composição Juntando Égua.
Melhor Intérprete: FERNANDA LOPES, da composição Sacramento.
Sessão especial em comemoração aos 60 anos do MDB
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realiza, nesta segunda-feira (1º), Sessão Especial em comemoração aos 60 anos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A solenidade acontece às 19h, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, por proposição do deputado estadual Mauro De Nadal.
O evento reunirá lideranças históricas e atuais do partido, além de autoridades de diferentes regiões do Estado.
Durante a cerimônia, serão homenageadas personalidades que tiveram papel importante no fortalecimento do MDB e da democracia brasileira, entre elas ex-governadores, ex-senadores, ex-deputados e lideranças que marcaram a história política catarinense ao longo das últimas décadas.
Bia Melo puxando a Cavalgada do Pinhão

Bia Melo, do programa O de Casa, puxando a cavalgada do Pinhão neste sábado. Até a prefeita Carmen foi na cavalgada, assim com o deputado Lucas Neves.

O que não faltou foi cavaleiros neste evento tão tradicional na Serra. A cavalgada da Bia acontece todas as festas do pinhão e faz parte da programação tradicionalista do evento.
Jorginho chamará os prefeitos para pedir apoio à sua candidatura
Os prefeitos da região deverão se reunir na semana que vem com o governador Jorginho Mello. O objetivo é saber do alinhamento de todos com relação ao apoio a sua candidatura. Está colocando os prefeitos em uma saia justa, visto que alguns deles têm compromissos partidário que não permite fazer isso. O governador está usando os repassem de recursos para pressionar os prefeitos.
Temos prefeitos como Célio Pereira, de Campo Belo; Sadiane Coelho Lopes, de Capão Alto; Leandro de Souza Correia, de Urubici, que são do PSD. Ou ainda Ademar Sartor, de Rio Rufino; e Marcio Andrade de Painel, ambos do PP. Como eles deixarão de apoiar João Rodrigues para apoiar o adversário? Mesmo que não simpatizem com o mesmo. O caso dos prefeitos do MDB já não é tão complicado porque sabemos que parte dos emedebistas já declararam apoio a Jorginho embora o partido vá oferecer o vice de João Rodrigues.
Consta que por mais de meses o governo deixou de repassar recursos e agora está liberando, mas apenas parte do que foi acordado. Certamente para liberar o restante após o pleito. E a volta de um velho expediente político quando o candidato dava um pé de sapato prometendo liberar o outro após as eleições. Caso não ganhasse o sujeito não recebi o segundo pé de sapato.
Médico volta atrás e adia a alta de Jair Júnior
A transferência do vice-prefeito Jair Júnior para o Presídio Regional Masculino de Lages bateu na trave nesta quinta-feira. O político teve a alta hospitalar adiada de última hora pela equipe médica. O motivo é a realização de exames complementares para investigar possíveis sequelas estomacais decorrentes do forte impacto no acidente na BR-116, quando tentou escapar do cerco do Gaeco. Ele foi muito atingido no impacto decorrente do acidente, danificando especialmente as pernas. Realmente, ele estando no présidio terá muita dificuldade para se movimentar sem ajuda.
Pelas contas do ortopedista que operou suas pernas, a liberação para a rua já estava assinada. Familiares de Jair Júnior chegaram a ligar para a Secretaria Municipal de Saúde pedindo uma ambulância para fazer o translado do hospital direto para a gerência do presídio para ,então lá, realizar a perícia.
Arena Pinhão: uma festa dentro da festa

Parque lotado para acompanhar o primeiro dia da festa no Parque Conta Dinheiro. Realmente a estrutura ficou show. Mas tenho a dizer que a Arena Pinhão, a cargo da AME é uma festa dentro da festa. O espaço ganha quase a metade do parque e lá dentro tem toda uma estrutura de serviços a oferecer.
Mas, isso não quer dizer que a parte do parque de entrada gratuita deixe a desejar. Está muito bonito, bem decorado e o Pavilhão do Festival dos sabores da Serra é o maior sucesso. Acho que era tudo o que precisava para melhorar o evento. Ficou excelente .

A patinação no gelo, o espaço para os bailinhos, a participação dos municípios, tudo só veio agregar. Mas, de fato, o parquinho está muito tímido. Copmo a licitação para a contratação deu desarta, foram contratados alguns poucos brinquedos. Mas pelo menos tem alguma coisa para as crianças também.
Tudo ótimo!
Cada município tem seu espaço para mostrar sua força econômica

O presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, fez questão de visitar pessoalmente, na tarde desta sexta-feira (29), os estandes dos municípios da Serra Catarinense instalados no Parque de Exposições Conta Dinheiro, durante a 36ª Festa Nacional do Pinhão. Na ocasião, ele elogiou a iniciativa dos gestores de turismo que levaram produtos, serviços e atrativos regionais para divulgação ao público durante o evento.
“Estando aqui, concluo que foi uma decisão acertada os prefeitos terem concordado com a montagem dos estandes em um pavilhão que leva o nome da Serra Catarinense. Aqui, o visitante poderá conhecer um pouco de cada município e, certamente, esta é uma experiência que devemos manter e aprimorar ainda mais nos próximos anos”, destacou Baldessar.

Há pelo menos uma semana, equipes trabalham na estruturação e adequação dos espaços no Pavilhão de Exposições de Ovinos Ulisses Branco de Andrade, preparado especialmente para receber os visitantes da Arena Serra Catarinense. Logo no acesso ao local, está estampada a marca da Serra Catarinense, identidade regional que representa os 18 municípios da região. Realmente vale a pena visitar este pavilhão!