Fecam quer que o governo do estado devolva recursos do ICMS retidos no Fundosocial

unnamed_2.jpg

Em Assembleia Geral da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, nesta sexta-feira (14), os prefeitos presentes decidiram pela negociação com o Governo do Estado para que o mesmo devolva os recursos do ICMS que foram encaminhados ao Fundosocial sem a devida partilha com os municípios.

“Existe 200 milhões que são nossos, e se houve um erro compete ao governador consertar, não estamos pedindo nenhum favor, só queremos que nos devolvam aquilo que é nosso”, explicou a presidente da FECAM e prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias.

 

A proposta dos prefeitos é que pelo menos 50% do recurso apontado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina como sendo dos municípios e que ficaram retidos no Fundosocial sejam devolvidos ainda no exercício de 2016 e o restante seja saldado em cronograma a ser definido.

Também foi feita a cobrança do transporte escolar

 

unnamed_3.jpg

 

A prefeita de Cerro Negro representou o presidente da Amures, prefeito de Rio Rufino Ademar de Bona Sartor e disse que assim como a diferença retida do ICMS do Fundo Social, o repasse dos valores do transporte escolar que os municípios estão bancando para o Estado, também deve ser feito.

 

Sirlei Varela lembrou que das nove parcelas que o Estado deveria repassar às prefeituras, apenas quatro foram pagas até agora.

“Esse dinheiro é para repor o que as prefeituras desembolsam para transportar alunos, cuja responsabilidade é do Estado. A parcela de outubro, por exemplo, está vencendo e até agora nem notícia”, lamentou a prefeita.

Fotos e informações: Oneris Lopes

 

Teve concurso do queijo serrano na Expolages

 

A Epagri junto com a Associação de Produtores de Queijo Artesanal (Proserra) realizaram, pela primeira vez na Expolages, o concurso do queijo artesanal serrano. Tanto técnicos quanto o público da feira foram os avaliadores.

Queijos.jpg

De acordo com Andreia Meira, extensionista da Epagri, o objetivo é valorizar e divulgar este queijo que é um produto típico da agricultura familiar e pecuária serrana. Ao todo participaram produtores de São José do Cerrito, Cerro Negro, Capão Alto e Lages que fazem parte da Associação e trabalham juntos pela melhoria do produto.

unnamed_1.jpg

O julgamento foi dividido em júri popular e júri técnico, o qual levou em conta desde apresentação até sabor.  Nas duas categorias o queijo campeão foi o produzido pelo Sr. Luis Córdova.

“Fiquei surpreso porque eu sempre fui jurado e é difícil a escolha, e na primeira vez que participo ganho os dois prêmios. Muito bom”, destaca ele.

Confira o resultado:

 

Juri Popular

1.       Luis Córdova (Lages )

2.       José Machado (Capão Alto)

3.       Maria Gorete Lemos (Lages)

Juri Técnico

1.Luís Córdova (Lages)

2.José Machado (Capão Alto)

3. Hilda de Oliveira (São José de Cerrito)

Fotos: Mario Tissot

Produtores de ovinos querem organizar a cadeia produtiva

 

Os produtores de ovinos estão se organizando, juntamente com os orgãos do setor, para implantar uma cadeia produtiva desde o criador até o chegar ao consumidor final, com o levantamento das necessidades de cada um visando atingir o sucesso integral.

 

unnamed.jpg

O segundo encontro para tratar do projeto aconteceu nesta sexta-feira, na Expolages

“Hoje temos frigorífico, mas, não temos cordeiros para abate. Precisamos encontrar um meio de produzirmos todo o ano. Pois, o Estado tem um campo de consumo com potencial enorme”, ressaltou o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos, Frederico Jaeger Neto.

Foto:  Paulo Chagas

Eleição da Câmara passará por negociação

ExpoAbre2.jpg

O vereador Gerson dos Santos, reeleito pelo PSD, esteve presente na Expolages com toda a família (segunda fila de baixo para cima).

Gerson é um dos cinco vereadores eleitos pelo PSD, formando a maior bancada da próxima legislatura.

Ele está disputando com a vereadora Aidamar Hoffer a candidatura à presidente da Câmara.

Além dos dois ainda tem mais o progressista Luiz Marin e João Chagas (PSC) da mesma coligação, na disputa.

A questão agora será saber qual deles terá o apoio dos vereadores que formarão a bancada da oposição, para garantir a maioria dos votos.

Prefeito eleito deverá intervir no processo, aliás já chamou pelo menos dois para conversar. 

 

Crescimento do rebanho bovino em SC foi de 15% desde 2008

 

Durante a abertura da Expolages foi fito o lançamento do livro “Pecuária de corte vocação e inovação para o desenvolvimento catarinense” e a entrega do certificado de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, em 2015.

Livro.jpg

O presidente da Associação e do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, ressaltou a boa parceria do Governo, não só para a Expolages, mas no apoio que tem dispensado aos produtores rurais de Santa Catarina.

Pamplona citou o crescimento do rebanho bovino no Estado que, em 2008 possuía 3,8 milhões de cabeças, e hoje alcançou o número de 4,4 milhões. Um crescimento aproximado de 15% em Santa Catarina, enquanto que o crescimento nacional foi de apenas 5% no mesmo período. O mérito é do trabalho dos produtores, do empenho dos técnicos e do apoio do Governo do Estado, através da Epagri e da Fapesc.

 “No entanto, a infraestrutura continua praticamente a mesma. Nossas rodovias e ferrovias estão sucateadas, e as hidrovias, insignificantes , salientou Pamplona.

Foto: Mario Tissot

Se o estado está bem, porque o governo não repassa os recursos da saúde?

 

Colombo__2_.jpg

Não entendo uma coisa: o governador repetiu ainda ontem, na abertura da Expolages que a saúde financeira do governo está muito bem. As contas estão em dia.

Mas, porque então não repassa os recursos da saúde que está deixando as prefeituras em estado de calamidade. Então o estado tem dinheiro mas os repasses não são feitos porque porque Colombo, simplesmente, não quer? Esse mês chega a R$ 2 milhões de repasses não realizado para Lages.

E não é conversa minha.

Os secretários de Saúde de todo o estado reunidos ontem em Florianópolis chegaram  expedir uma nota a respeito.

O que diz a nota:

 

NOTA OFICIAL

Assunto: Suspensão da reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite – CIB Interessado: Sociedade Catarinense.

Na tarde de hoje no Hotel Castelmar em Florianópolis reuniram-se Secretários Municipais de Saúde e Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde para reunião mensal da CIB/COSEMS.

Na pauta da reunião haviam várias deliberações a serem aprovadas, mas o principal assunto da Reunião era o atraso do pagamento do Governo do Estado aos municípios catarinenses no valor de R$ 101 milhões aproximadamente, valores esses referentes aos cofinanciamentos estaduais aos municípios e que estão atrasados em média 07 meses.

Com a presença do Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, iniciou a reunião e em seguida o Presidente do COSEMS, Sidnei Bellé, pediu a palavra e disse aos presentes que haveria reunião somente se o Governo do Estado se pronunciasse a respeito do pagamento aos municípios.

O Secretário então falou das tratativas com a Secretaria de Estado da Fazenda e com o Governador, mas que não tinha nenhuma previsão de pagamento para os municípios. Devido este posicionamento por parte do Estado os membros da CIB se ausentaram da reunião e após ficou decidido as seguintes atitudes por parte do Conselho Municipais das Secretarias de Saúde de Santa Catarina:

1 – Presença do Presidente do COSEMS, Sidnei Bellé, na reunião da FECAM, com os Prefeitos na data do dia 14/10 (amanhã) às 10 hs, para apresentar a real situação das Secretarias de Saúde dos municípios e a possibilidade do não fechamento das contas no final do mandato.

2 – Mobilização de Secretários Municipais e Técnicos das Secretarias de Saúde dos municípios no Centro Administrativo no dia 25/10 para reivindicar o pagamento dos valores financeiros do Governo do Estado aos municípios e a normalização dos fornecimentos de insumos a serem descentralizados aos municípios.

 Diante disso, encerrou-se a reunião e os Secretários de Saúde presentes ficaram responsáveis em convocar as suas regiões, por intermédio das Comissões Intergestores Regionais – CIR, para que organizem as caravanas a se fazerem presentes em Florianópolis no dia 25/10.

Florianópolis, 13 de outubro de 2016

Sidnei Bellé

PRESIDENTE DO COSEMS/SC

 

IMG_20161014_WA0008.jpg

Jornal Notícias do Dia explanando a respeito do assunto

Ceron participou da abertura da Expolages, como expectador do evento

ExpoAbre3.jpg

O prefeito Eleito, Antônio Ceron, no alto da foto à direita, se manteve mais afastado e calado durante a solenidade.

Mas, ao chegar no pavilhão de remates, onde aconteceu a abertura da Expolages, encontrou com o prefeito Elizeu Mattos e conversaram rapidamente. Trataram a respeito da transição.

Embora Elizeu tenha se afastado, a partir de hoje, por sete dias, podem ser prorrogável por mais sete, disse que está a disposição, no momento que Ceron desejar, para conversarem.

Elizeu antecipou ao prefeito eleito que a situação financeira da prefeitura está muito complicada e também chamou atenção a respeito do valor que ele divulgou da folha do comissionados. 

 

Schmuler pede ajuda do governador para reformar o hospital de Bocaina

SchmulerServilho.jpg

Prefeito reeleito de Bocaina do Sul, Luiz Schmuler, também é um pequeno pecuarista, diz ele. Mas sua missão na abertura da Expolages era outra: conversar com o governador.

Tentar viabilizar recursos para a reforma do Hospital São José. Com a campanha feita com a doação de animais, foi possível levantar R$ 185 mil que foram usados na troca de toda a cobertura da unidade.

Agora vai precisar cerca de R$ 2 milhões para a reforma propriamente dita do hospital que apresenta muitos problemas em sua estrutura, para só depois derrubar a interdição da unidade.

E, Schmuler lembra que este é um hospital de referência psiquiátrica. Considerando o fato que a Ala São Luiz, do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres – voltada a esse atendimento -, está a ponto de ser fechada devido suas condições, há ai uma justificativa a mais para se viabilizar a reabertura do Hospital São José.

 

 

Governador faz crítica velada ao voto da deputada Carmen contra a PEC 241

ExpoAbre4__2_.jpg

A abertura da Expolages, nesta quinta-feira à noite, foi bastante prestigiada, tanto pela classe dos pecuaristas e pelos políticos. A presença do governador sempre chama público.

ExpoAbre5.jpg

Os cavaleiros com as bandeiras do Brasil, estado, município e da associação, dando início a solenidade.

ExpoAbre2__2_.jpg

Na plateia vemos a vereadora Aidamar Hoffer que já começa a se articular com vistas à eleição da Câmara. Ela estará no páreo como candidata à presidência na próxima gestão.

Ali também vemos o prefeito e vice reeleitos em Bocaina do Sul, o médico Valmir Martins Luciano e Luiz Schmuler.

ExpolagesAbre.jpg

Governador repassou a ajuda do governo ao evento de R$ 280 mil ao evento, considerado a segunda feira de gado mais importante do país.

O governador Colombo fez um discurso forte em defesa das reformas e especialmente pelo enxugamento da máquina administrativa e mudanças na previdência. "Não se concebe que uma pessoa se aposente aos 45 anos,  quando a expectativa de vida chega a 78 anos e seis meses.

Lembrou que o estado gasta R$ 3,1 bilhões e o governo federal R$ 180 bilhões com a previdência.

"Nós precisamos cortar os custos e a população precisa ajudar".Quem gosta deste pais tem de assumir esta responsabilidade. " Ele tem razão!

"Este modelo de estado vai inviabilizar o país", disse ele, fazendo uma crítica velada à deputada Carmen Zanotto que votou contra a PEC 241 que limita os gastos públicos por 20 anos. Mas fez a crítica de maneira elegante:

carmennnn.jpg

"Há quem pense ao contrário, como a deputada Carmen, que votou contra", mas é uma medida fundamental a médio e longo prazo para endireitar o pais, senão não há como controlar as contas públicas", citou o governador.