Reparos da estrutura do Centro Educacional já estão sendo feitos

Centro.jpg

A ADR começou a executar as melhorias na infraestrutura do Centro Educacional Vidal Ramos Júnior logo após o Ministério Público tornar pública a decisão judicial que exige tais medidas.

Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira, dia 19, e neste momento consistem na troca de lâmpadas e vidros. Na sequência, as obras serão concentradas no forro das salas de aula, nos banheiros, rachaduras e goteiras.

Como boa parte dos itens exigidos pela promotoria já havia sido solucionada antes mesmo da ação civil pública, a expectativa da ADR é de que tudo esteja concluído dentro do prazo de 60 dias determinado pelo Judiciário.

FOTOS: JOSI RIBEIRO

Liminar determina que a prefeitura pague funcionários das CPPs

Ontem, a secretária da Educação, Valdirene Vieira, disse que a prefeitura não tinha responsabilidade pelo acerto com os funcionários contratados através das CPPs despedidos.

A Justiça do Trabalho foi provocada e a juíza Patrícia  Pereira de Santanna concedeu liminar determinando que a prefeitura pague os salários dos mesmos e convocou uma reunião para o dia 2 de fevereiro para discutir o destino dos 85 funcionários demitidos ontem.

O interessante é que a mídia foi importante no processo. Na sentença da juíza são citadas as intervenções nos programas de Daniel Goulart e Adilson Oliveira, da Rádio Clube.

 

CPPum.jpg

 

CPPdois.jpg

CPPtres.jpg

Decisao1.jpg

Decis__o2.jpg

 

Ponte do Pelotinhas ficará fechada para reparos

 A equipe de manutenção das pontes, da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, irá trabalhar nesta quarta-feira (25) das 8h às 16 horas, na ponte do rio Pelotinhas, na Coxilha Rica. Para este serviço será necessário o fechamento para o tráfego de veículos no local.

 

Pelotinhas.jpg

   Conforme o diretor de Infraestrutura Rural, Deivis Standinisck, os reparos visam dar mais segurança para quem se desloca por este trecho e obrigatoriamente passa pela ponte. Sendo assim, a comunidade está sendo avisada, para que faça a locomoção por outros caminhos que facilitem os acessos principais até os pontos de chegada.

Foto: Toninho Vieira

Viticultores vão em busca de mais conhecimento na Argentina

 

Faltam poucas semanas para a quarta edição da Vindima de Altitude – a festa da colheita das uvas na Serra Catarinense, que ocorrerá em março. A previsão de excelente safra tem movimentado as vinícolas produtoras. Uma delas, a Abreu Garcia, de Campo Belo do Sul, continua investindo alto na melhoria dos produtos.

unnamed_24.jpg

Prova disso é a comitiva que embarcou nesta semana para sete dias de pesquisa na cidade argentina de Cafayette (região de Salta), conhecida internacionalmente por seus vinhos (especialmente os brancos), produzidos entre 1,5 mil e 2 mil metros de altitude.

O objetivo da viagem de sete dias é aprofundar conhecimento técnico e cientifico e, nela, estarão quatro pesquisadores do Departamento de Fitotecnia da UFSC: Aparecido Lima da Silva, Miguel Guerra, Rubens Nodari e José Afonso Voltolini.

Foto: Esther Gregolon

Comandante propõe mudança da lei para poder contratar policiais da reserva

 

Alfredo_Nogueira.jpg

 

O comandante do 6º BPM, Tenente Coronel Alfredo Nogueira deverá conversar com o deputado Gabriel Ribeiro, para ver se, através de emenda, consegue alterar dispositivo de lei que hoje impede que as prefeituras contrarem policiais da reserva para ajudarem no policiamento ostensivo.

 

Por quê?

Segundo o comandante , em Lages, “se comparado com outras regiões do estado, somos ainda bem privilegiados em termos de efetivo”.

Contudo, o 6ºBPM faz o policiamento em 21 municípios em com relação aos pequenos municípios contam apenas um policial de plantão. Isso tem sido um problema.

O comandante está tentando minimizar a falta de continguente em duas frentes: a primeira criando um protocolo de apoio de colegas que estão na área mais perto. Sempre que precisar de ajuda este policias faz a convocação de apoio de emergência.

Segundo: a busca da participação dos municípios, para que contratem os policiais já aposentados para atuarem junto com esse plantão. Pretende conversar com todos os prefeitos, levando esta proposta.

Como hoje apenas a Polícia Militar pode fazer essa contratação, o comandante pretende conversar com o deputado Gabriel Ribeiro para que entre com projeto mudando a lei, de forma a permitir que isso seja feito pelas prefeituras.

 

 

Vereadores formam comissão para acompanhar a questão do Marco Regulatório

 

Vereadoresreunidos.jpg

 

Os vereadores de Lages têm acompanhado o desenrolar dos fatos com relação a questão do Marco Regulatório das organizações da Sociedade Civil e, ontem, se reuniram na Câmara para debater o que o Poder Legislativo pode contribuir na questão.

 “Os vereadores estão trabalhando juntos, imbuídos de um espírito coletivo na busca de soluções”, disse a presidente da Câmara, Aidamar Hoffer.

Decidiram criar  uma comissão para acompanhar a questão. Formam o grupo os vereadores a própria presidente, Amarildo Farias, Maurício Batalha e Samuel Ramos.

Nesta terça-feira (24), a partir das 14h, os legisladores devem participar, juntamente com representantes da Prefeitura, de uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social para debater a situação e repassar às entidades as orientações necessárias para se adequarem à lei.

Parabéns! Pela primeira vez vejo os vereadores preocupados com os fatos que estão acontecendo na comunidade. Quero ver eles tomarem posição e cobrarem as soluções. Este é o papel dos vereadores e parece que estão determinados a cumprir.

Foto: Everton Gregório

Odila pede tempo para resolver as pendências da saúde

Odila_1.jpg

Segundo a secretária de Saúde, Odila Waldrich, estas visitas às unidades de saúde tem servido para levantar os problemas. Uma das questões detectadas:

 Cerca de 14 mil pessoas estão na fila de espera por um especialista.

Mas ela pede tempo de, no mínimo, seis meses para resolver as questões:

"A população cobra com razão, mas também é preciso que conheça a situação e nos dê um tempo para que possamos ir reformulando os serviços"

De outro lado ela também destaca que :

"Há um alto índice de insatisfação dos servidores da saúde, e precisamos resgatar a autoestima deles, a começar pelos projetos de capacitação"

Resolvido o impasse com a empresa Geomais

 

A prefeitura de Lages solucionou um impasse administrativo que estava impedindo a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) exercício de 2017. Na tarde desta segunda-feira (23), o vice-prefeito Juliano Polese, juntamente com representantes da Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Infraestrutura e Planejamento e de Administração e Fazenda, estiveram reunidos com o diretor da Geomais, empresa responsável pelo Georeferenciamento no município, Rafael Carlos Thiesen.

Para assegurar a emissão dos carnês com os dados cadastrais atualizados, a prefeitura vai pagar a dívida contratual no valor de R$ 350 mil referente aos trabalhos realizados em 2016.

Com cerca de 75% da pesquisa concluída, o trabalho de Georreferenciamento em Lages foi iniciado em 2015. Até o momento já levantados e catalogados cerca de 94 mil unidades, podendo chegar a 110 mil, quando a pesquisa estiver concluída. Com a atualização das informações, o mapa da cidade passou a contar com mais 4 milhões de metros quadrados de área construída.

Explicação a respeito do número de crianças que serão atendidas na Emília Ramos

 

Olá professora Olivete, com relação ao questionamento feito sobre o número de vagas na Escola Emília Furtado Ramos que no passado chegou a registrar 750 alunos matriculados, salientamos que este número refere-se também ao atendimento daquela unidade no ensino básico, com alunos do 1º ao 9º ano, não somente com a educação infantil.

Como foi salientado no texto, a Escola neste ano de 2017  registrou apenas 160 matriculas dos alunos no geral.
Já a Educação infantil, ainda conforme o texto, tem uma fila de espera 236 crianças e com a transformação da EMEB em CEIM Emília Furtado Ramos serão oferecidas 196 novas vagas em período integral.
 
Espero ter esclarecido melhor os números,
obrigado…
 
Ari Júnior
Jornalista
 
Agradeço ao colega Ari Junior pelo esclarecimento e a gentileza de respondser minha indagação. Contudo entendo que as 196 crianças que o Ceim abrigará é em período integral. Mas, se a capacidade da escola comporta até 750 alunos ainda poderia receber mais crianças, ou não? Já que os alunos desta escola, mesmo sendo agora 160 matrículas, já foram transferidos para outra escola, a São Vicente.
 
Segundo a Secretária Valdirene Vieira, os 750 alunos foi no auge das atividades da escola e funcionava em três turnos. Além de que, os espaços ocupados nos Ceim são maiores, pois precisam de uma estrutura diferente, como trocadores, berços, etc…