Estamos a apenas 12 dias das eleições que terão 597 candidatos a deputados estaduais aptos

Neste ano, o prazo para registro das candidaturas foi encerrado em 15 de agosto, mas os partidos políticos tiveram até 12 de setembro para fazer novos registros para substituir casos de renúncia ou indeferimento. A partir de agora, só poderão ocorrer substituições e novos pedidos de registro em caso de falecimento de candidato.

Com isso, para o pleito de 2022, foram apresentados 617 pedidos de candidatura. Até 16 de setembro, 597 estavam aptos para serem votados em 2 de outubro. Houve, ainda, uma candidatura indeferida e 19 renúncias.

Há 20 registros que estão pendentes de julgamento. Conforme a Justiça Eleitoral, são candidaturas que ainda não foram julgadas, geralmente por substituição do candidato ou anulação de convenção. Esses candidatos, no entanto, poderão ser votados no dia 2 de outubro.

Na relação, constam também 18 candidatos que tiveram seus pedidos indeferidos pelo TRE, mas recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral. Os nomes desses postulantes estarão na urna eletrônica no dia 2 de outubro.

Nesses casos, a candidatura é considerada não regular e depende do julgamento de recurso no TSE, cujo resultado deve sair depois do dia votação. Caso o TSE mantenha a decisão do TRE, o candidato terá seus votos anulados e o partido/federação perderá esses votos para o cálculo do quociente partidário (que define a quantidade de vagas a que o partido terá na Alesc). Se o TSE derrubar a decisão do TRE, os votos são considerados válidos.

Há, ainda, um único caso de candidatura deferida pelo TRE, porém com recurso pelo indeferimento no TSE. Neste caso, o nome do candidato também constará na urna eletrônica em 2 de outubro.

Deixe um comentário