Nesta quinta o avião da Azul finalmente pousou em Correia Pinto

Nesta sexta-feira, dia 20, o Prefeito Edilson Churiço, juntamente com o secretário de Finanças, Éder Mesquita e o secretário de Mobilidade Urbana, Geração de Emprego e Turismo, José Carlos Vargas Mariano, estiveram acompanhando a aterrisagem do voo da Azul no Aeroporto Regional do Planalto Serrano em nosso município.

“Depois de 45 dias de operações, houve o cancelamentos de voos três dias desta semana devido a condições adversas de tempo e de um radar de São Paulo que teve falha no funcionamento”, justificaram eles..

Argumentam que, os ventos fortes impossibilitaram voos em toda a região Sul do país no início da semana e especificamente nesta quinta-feira, dia 19, um problema no funcionamento do radar que controla o espaço aéreo no estado de São Paulo impediu a realização de diversos voos em grandes aeroportos como Congonhas, Guarulhos e Viracopos, o último viria para Correia Pinto, devido a isso o voo daqui também teve que ser cancelado.

“Todas as causas de cancelamento de voos foram devido a condições externas alheias que independem do aeroporto. Isso demonstra que o Aeroporto Regional do Planalto Serrano localizado em nosso município é seguro, e tem uma frequência segura, que foi demostrada nesses 45 dias de funcionamento”, disse o prefeito. Mas, isso é o que ele diz.

Nessa manhã foi possível o pouso do avião vindo do aeroporto de Viracopos, e em seguida a decolagem do avião saindo de Correia Pinto com destino novamente à Campinas, São Paulo.

5 comentários em “Nesta quinta o avião da Azul finalmente pousou em Correia Pinto”

  1. Se não há limitação o que vai acontecer quando o vento estiver de oeste para leste igual nestes 3 dias em que o avião não conseguiu pousar? Por que em Florianópolis com ventos na mesma velocidade e proa houve o pouso sem problemas? É estranho não admitirem essa limitação quando as informações mostram uma situação bem diferente…

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  2. Ainda bem que esse aeroporto não está no Alaska, norte dos EUA, Canadá e Europa, caso contrário, não haveria voos em boa parte de ano devido as condições adversas.

    “Fico feliz”, é um aeroporto que funciona muito bem quando o tempo está bom e tudo está bem! O curioso é que na pista (cabeceira) 27 o pouso de aeronaves a jato é proibido. Ainda bem que a prefeitura também proibiu por decreto de o vento mudar de direção, ter nuvens baixas e nevoeiro para não atrapalhar o pouso na cabeceira 090 (risos). Na pista 27, nem pensar em aproximar e pousar.
    Mas tudo está perfeitamente normal, basta não ter condições adversas que nada atrapalha o bom funcionamento do aeroporto. Só rindo mesmo…..

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  3. Pois é Claudio, alguns ainda debocham da cobrança, mas o aeroporto lá já não foi construído justamente por que indicavam que havia problemas no aeroporto de Lages? Aliás, vamos falar a verdade talvez se compararmos dentro da estrutura até houveram menos problemas em Lages (tirando a época que ficamos com problemas nos instrumentos) mas fora tempo muito severo (e olha que em alguns dias a aeronave pousou em condições bem adversas) dificilmente houveram 3 cancelamentos seguidos devido ao tempo).

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  4. Parece até que no aeroporto de Lages não tinham mais atrasos.

    A questão do radar foi notícia no Brasil todo mas parece que aqui não sabem ler, pesquisar ou se informar, só engolem oa notícia que querem ou que interessa pra criar uma pauta que todos já entenderam qual é.

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    • O problema do radar ocorreu apenas em um dia da semana.
      Atrasou/cancelou diversos voos oriundos daquela região.
      Porém, nos outros dias, não foi possível realizar o pouso por conta da falta do equipamento que já deveria ter sido instalado na cabeceira 27. E o vento indicava, por conta da sua direção e velocidade, que a pista 27 DEVERIA ser utilizada.
      Apenas na 09 tem o PAPI instalado.
      Como salientou o Claudio [acima], as operações de aeronaves da categoria da aeronave da azul [para cima] estão proibidas de se aproximar pela cabeceira 27.
      Pesquise no site do deco [www.aisweb.decea.mil.br] digite o designativo do aeroporto [SNCP] e vai ler as informações sobre o aeroporto.
      Então, a manifestação do prefeito de que “Todas as causas de cancelamento de voos foram devido a condições externas alheias que independem do aeroporto.[…]” não é verdadeira.
      Porque, sem o PAPI instalado na cabeceira 27 quando o vento estiver direcionando os pousos e decolagem por este lado, as aeronaves da azul, gol, tam, etc [da categoria 3C para cima] estão proibidas de pousar. Mesmo que o dia esteja sem uma única nuvem.

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