Sobre as dificuldades de pouso das aeronaves da Azul

Aos que querem culpar a empresa ou o piloto, observem que houve sim uma tentativa de pouso, basta acompanhar o aplicativo flightradar24.
Ocorre que no momento do pouso, o vento indicava direção para a pista 27 e a tentativa foi na 09. Como havia muito vento de cauda, por questão de segurança e por não ter previsão de mudança das condições de nos minutos seguintes, optou-se pelo desvio para outro aeroporto.
Mas por que o piloto estava tentando fazer o pouso na 09 se o vento dava indicação para a 27?
Porque, por incrível que pareça, apenas na cabeceira 09 há um equipamento instalado que possibilita/auxilia o piloto durante o pouso. Sem ele, essa categoria de aeronave não pode pousar. O equipamento se chama PAPIS. Foi instalado apenas na 09. Na 27 não foi. Por que? Não sei. Mas a empresa que administra o aeroporto tinha um pronto para instalar. Porém, a empresa que ganhou a licitação há algum tempo, até hoje não fez a instalação.
Enquanto não instalarem o instrumento necessário na cabeceira 27 [PAPIS], vai continuar acontecendo.
Por exemplo: Hoje, o METAR de 21 minutos atrás indica vento de 280/20. Ou seja, vento vindo de 280º com 20 nós de velocidade. Com essa direção do vento já seria indicado a realização do pouco na pista 27. Porém, como não tem o PAPIS na 27 [apenas na 09] e com um vento nessa velocidade, teremos outra vez o desvio do voo para outro aeroporto. Quem sabe, no momento da chegada, o vento esteja bem mais fraco e possibilite a aproximação e pouso pela 09. Os prefeitos da região tem que cobrar a secretaria de estado responsável para que agilize a instalação do equipamento. Mas até agora não vi mobilização das “autoridades”locais.

Cassiano

cassiano.ricardo2305@gmail.com

1 comentário em “Sobre as dificuldades de pouso das aeronaves da Azul”

  1. Inauguraram um aeroporto pela metade! Triste! Estão queimando o vôo. Governo destrambelhado . Se o vôo estive em Lages, pelo menos dos três dias dois teriam pousado.

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