Já estamos nos aproximando da passagem de ano, quando é costume a soltura de fogos. Este ano a mídia está fazendo um apelo para que as pessoas evitem os fogos com estampido.
Em Lages há lei que impede essa prática, mas algumas pessoas a ignoram. Na noite de Natal foram soltos fogos na área central da cidade.
A Lei Nº 4195, de 2017 diz que “A utilização, a queima ou a soltura de fogos de artifícios com estampido sujeitará os responsáveis à punição progressiva com o pagamento de multa de 02 UFML à pessoa física e de 04 UFML à pessoa jurídica, sem prejuízo de outras sanções previstas na legislação estadual e federal, além das punições administrativas, cíveis, criminais, com dobra do valor da multa no caso de reincidência.”
Esperamos que neste final de ano as pessoas que estão habituadas a essa prática, se contenham e gaste este esforço e dinheiro para coisas mais úteis.
O que adianta ter lei proibindo soltar fogos de artifício, se é permitida a venda, mais ou menos como proibir o consumo de drogas mas permitir a a venda, não suporto o barulho de fogos de artifício principalmente rojão.
Tbm já está na hora de acabar com essa sirene da Rádio Clube e com o sino da catedral tocando várias vezes por dia. Quem mora próximo e tem cachorro, criança pequena ou autista em casa se incomoda mais que com os fogos da virada do ano. Tudo mundo tem relógio e internet para saber a hora ou o horário da missa. É 8h da manhã de domingo o sino tocando sem parar .