O governado estadual entrega hoje 30 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os recursos, de R$ 3,8 milhões, são do Governo do Estado e permitirão recompor a frota com 22 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Suporte Avançado (USA).
A entrega ocorrerá às 10h30min, em frente ao Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis. “Temos veículos que estão há mais de 7 anos sem atividade. Com a importância do serviço prestado pelo Samu, optamos por repor a frota com recursos próprios do governo estadual e, desta forma, garantir um melhor atendimento à população”, afirma o secretário da Saúde.
Entre as cidades que receberá uma Unidade de Suporte Básico estão os municípios de Lages, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Bocaína do Sul e São José do Cerrito.
Lages também receberá uma das oito unidades de suporte avançado. É a única da região a ser contemplada nesse pacote.
A estrutura do Samu
Atualmente, o Samu trabalha com uma frota de 22 Unidades de Suporte Avançado (USA), 101 Unidades de Suporte Básico (USB), quatro Veículos de Intervenção Rápida (VIR) e dois helicópteros, mantendo parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, com uma média de 23 mil atendimentos mensais. Desde a sua implantação no território catarinense, o Samu já prestou mais de 1,4 milhão de atendimentos.