Katsumi está questionando o quanto a Amures contribuiu para o atendimento ao Covid

“O atendimento dos casos positivados (Covid 19) e suspeitos do novo Coronavírus concentrou-se na estrutura criada pela Prefeitura de Lages e que atende pacientes da cidade e da região da Amures. Assim, entende-se a necessidade da região serrana colaborar para o município, mais especificamente com a Secretaria Municipal de Saúde, na execução dos serviços prestados”. Este questionamento é da vereadora Katsumi Yamaguchi (PP)

Por isso está solicitando informações a respeito da contribuição da Amures para a Secretaria da Saúde de Lages, em relação ao tratamento de pacientes detectados com a Covid-19. Para começar ela pergunta quantos pacientes das cidades da região da Amures foram atendidos nesse período e com quanto a Amures contribuiu?

Não quero aqui defender a Amures, mas pelo que sei a associação contribuiu com recursos para a instalação do Centro de Triagem.

Também é necessário considerar que, pelo fato de ser cidade polo, Lages disfruta de uma situação junto ao Ministério da Saúde que facilita algumas liberações que não teria se atendesse apenas a população do município. O pagamento feito pelo SUS aos procedimentos não diferencia se o paciente é de Lages ou de qualquer outro município.

Acho que temos de assumir a condição de cidade polo e o que isso implica na prática.

2 comentários em “Katsumi está questionando o quanto a Amures contribuiu para o atendimento ao Covid”

  1. É um debate bastante complexo, acredito que em vez de fazer esse pedido, seria mais interessante convidar o Presidente da AMURES para uma conversa de articulação e informar-se sobre o assunto. Há formas de fazer esses questionamentos sem gerar constrangimentos e ruídos na comunicação.

    Responder

Deixe um comentário