Em 2014 foi iniciado o trâmite para a implantação de um canal de TV aberto em Lages para a transmissão das atividades do legislativo local.
O processo foi iniciado pelo então presidente da Câmara Anilton Freitas. No final do ano passado saiu a autorização – já publicado no Diário Oficial da União- concedendo à Câmara de Lages o Canal 49D da TV aberta, pelo Ministério das Comunicações. Com esta publicação está superada a primeira fase do processo de consignação.
O próximo passo é firmar um termo de cooperação entre Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores. Feito isso, a Assembleia fará a aquisição dos transmissores que serão instalados aqui em Lages no alto da torre das Antenas.
Feito isso a TV Câmara estará apta a operar. Trará junto a TVALL, TV Câmara dos Deputados e TV Senado em um só canal. O vereador Thiago Oliveira acompanhou toda a tramitação desde o credenciamento no programa na Aneel. No ano passado ele também esteve em Brasília para fazer os encaminhamentos através do Ministério das Comunicações quando foi solicitado alguns ajustes no projeto técnico para viabilizar a implantação.
O presidente da Assembleia, Júlio Garcia deu todo o apoio, incluindo liberação de recursos para a compra dos equipamentos necessários para colocar a TV no ar. Apesar da Assembleia Legislativa disponibilizar estes recursos, manter a programação da TV tem um custo, elevando as despesas da Câmara.
Lembro que o vereador Luiz Marin quando presidiu o legislativo observou que pelo levantamento feito da audiência não justificaria o investimento. Entendo que hoje, através das plataformas já existentes, graça a tecnologia disponível, a informação sobre as atividades do legislativo já está ao alcance de um click no celular.
Foi em 2004 ou 2014 o trâmite.