Funcionários da UPA 24h, formaram uma comissão que estive no Ministério Público (com a promotoria da Infância e Juventude) na quarta-feira, com o objetivo de tentar impedir a transferência de parte do atendimento emergencial infantil do Hospital Seara do Bem para a UPA a partir do dia 14. Adriane Boff, uma das enfermeiras que lidera o movimento, diz que este atendimento infantil na UPA “é bem dificultoso e próximo do limite do impossível”
Pelo que se obteve de informação, a promotoria orientou que sejam encaminhadas queixas, reunindo o máximo possível delas – denúncias em massa – para então serem encaminhadas ao Ministério Público. Somente a partir dai é que será possível tomar alguma providência.
Entendo que tal iniciativa não vai prosperar, uma vez que é uma exigência do Ministério da Saúde o fornecimento de atendimento infantil na UPA 24 horas. Sob pena de não receber a verba mensal para a sua manutenção.
Uma coisa que ainda se constitui em uma incógnita é se realmente será atendida a determinação do prefeito Ceron de fazer uma recepção separada para recebimento e atendimento das crianças.